Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.creatorJarabiza, Vander
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.issued2009-07-09pt_BR
dc.identifier.citationJARABIZA, Vander. O desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1722
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectNarrativas autobiográficaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectDrawing childreneng
dc.subjectAutobiographical narrativeseng
dc.titleO desenho infantil na prática pedagógica de professores de educação básica: das vivências às valorizações.por
dc.title.alternativeThe design of teaching children in the elementary school teachers: from the experiences valuations.eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6471536082694548por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta dissertação de Mestrado teve como motor a minha trajetória como aprendiz de professor e como fui me apropriando dos conhecimentos ao longo da caminhada como pessoa e como profissional. Para tal, fui pesquisar o valor do desenho infantil na trajetória de quatro professoras e um professor, da rede pública do município de Sinop-MT. A metodologia está focada no uso das narrativas com nuances de um trabalho biográfico inspirado em Josso (2004). O intuito principal foi o de tornar visível o valor que atribuíam ao uso do desenho infantil em sala de aula, tendo nas lembranças de suas trajetórias educativas, as matrizes potenciais (PERES, 1999) de reservatórios frente possíveis valorizações. Bem como fiz uma tentativa de traçar algumas nuances sobre a influência das referidas lembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nas professoras e no professor, sujeitos desta pesquisa, que a valorização (ou não) do desenho está permeada pelas influências de suas trajetórias de aprendizagem. A partir dos dados, pode-se inferir que o desenho como um apoio pedagógico não está suficientemente internalizado e objetivado nas suas práticas. Por outro lado, ele aparece como um adereço para tornar a sala de aula mais bonita. Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras já disseram sobre o quanto as lembranças e as imagens sobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais, são importantes para as aprendizagens posteriores e, sobretudo, para as escolhas que fazemos ao longo da nossa jornada pessoal e profissional.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem