Show simple item record

dc.contributor.advisorPeres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.creatorKurek, Deonir Luís
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.issued2009-12-21pt_BR
dc.identifier.citationKUREK, Deonir Luís. Ensaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológica. 2009. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1727
dc.description.abstractThis paper was based on the possibility to accomplish a reflection on pain in teaching, under the perspective of the anthropology of imaginary, through a theoretical and literary writing also supported by the author s life intimations and memory, in order to contribute with discussions about the meanings of pain experienced in teaching. The text is characterized as an essay and lies on two authors theories: Gilbert Durand and Gaston Bachelard. Taking phenomenology in the first one s view and anthropology under the second one s, the text demonstrates the author s pathway of reflection. A pathway where writing and reflection have been simultaneously built, which is a characteristic named anthropo-phenomenological writing in this paper. This pathway used as fonts, other Philosophy, Literature and Poetry authors, besides the previously mentioned ones. Since the intention was to develop the possibility to talk about pains which are lived in solitude: lived pains, not easily reported, an approximation with literary images has been tried. Literary images have been used in the composition of the reflection, especially images of home, due to the belief on the possibility to build knowledge for the understanding on the referred pains through the approximation with such images. Aiming at possibilities of convergence with other teachers, probable readers of this paper, it is defended the thesis that, when working with such supports, a poetic reading of pain in teaching may consist in a possibility for the production of meanings which implicate the appreciation of beautiful images and the actions to preserve them and not succumb to an irreversible severityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectDorpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectPaineng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.titleEnsaio sobre a dor na docência: uma escrita antropo-fenomenológicapor
dc.title.alternativeEssay on pain in teaching: an anthropo-phenomenological writing.eng
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4948947072645694por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoO que fundamentou este trabalho foi a possibilidade de realizar uma reflexão sobre a dor na docência, sob a perspectiva da antropologia do imaginário, procurando, por meio da escrita apoiada em suportes teóricos, literários, intimações do vivido e da memória do autor, contribuir com as discussões sobre os sentidos das dores vivenciadas na profissão docente. O texto caracteriza-se como ensaio e tem como base teórica principal dois autores: Gilbert Durand e Gaston Bachelard. Tomando a fenomenologia sob a ótica do primeiro e a antropologia sob a do segundo, o texto demonstra o caminho de reflexão do autor. Caminho onde escrita e reflexão se construíram concomitantemente, sendo esta uma característica do que, neste trabalho, se quer definir como escrita antropo-fenomenológica. Este caminho teve como fontes, além dos teóricos já mencionados, outros autores da filosofia e também da literatura e da poesia. Dado que a intenção foi de trabalhar a possibilidade de falar sobre dores que são vividas em solidão: dores vividas, mas não facilmente narradas, buscou-se uma aproximação via imagens literárias. Dessa forma, utilizou-se imagens literárias na composição da reflexão, principalmente as da casa, por se acreditar na possibilidade de que, na aproximação com tais imagens, possa-se construir saberes para o entendimento sobre as referidas dores. Visando possibilidades de convergências com outros professores, possíveis leitores do trabalho, defende-se a tese de que trabalhando com estes suportes, uma leitura poética da dor na docência pode constituir-se em possibilidade para produção de sentidos que implique em valorizações de imagens belas e de ações para preservá-las e não o sucumbir numa gravidade irreversívelpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record