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dc.creatorIvo, Andressa Aitapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.issued2010-02-25pt_BR
dc.identifier.citationIVO, Andressa Aita. Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEJApor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectAdult educationeng
dc.titleEnsino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)por
dc.title.alternativeVocational Education and basic educatiom : case study of implementing process of Technology course for Adult Education (PROEJA).eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais, sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, referentes a mercado, gestão, performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos, buscando as diferentes produções discursivas, com interpretações e re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola, revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR


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