dc.creator | Ivo, Andressa Aita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:21Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:21Z | |
dc.date.issued | 2010-02-25 | pt_BR |
dc.identifier.citation | IVO, Andressa Aita. Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | PROEJA | por |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject | Adult education | eng |
dc.title | Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) | por |
dc.title.alternative | Vocational Education and basic educatiom : case study of implementing process of Technology course for Adult Education (PROEJA). | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5435147861393098 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o
Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais, sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em
alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, referentes a mercado, gestão, performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados
foram analisados com base na análise de conteúdo, orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos, buscando as diferentes produções discursivas, com interpretações e
re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola, revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos
alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | pt_BR |