Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade

Visualizar/ Abrir
Data
2009-08-06Autor
Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas.
A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e
integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.