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Estudo sobre os usos de mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos de 5ª série.

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Arlete_Amaral_Correa_Dissertacao.pdf (681.5Kb)
Data
2010-04-26
Autor
Corrêa, Arlete Amaral
Metadata
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Resumo
O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos pertencentes à 5ª série/6ºano de uma escola da rede municipal do Rio Grande-RS, no ano letivo de 2008. O objetivo do estudo é descrever e analisar o uso de elementos de coesão referencial em 48 textos de oito alunos da turma. Os textos são produzidos a partir da leitura de quatro livros selecionados: O menino do dedo verde escrita/reescrita), Veneno lento (escrita/reescrita), A bolsa amarela e A Luz que guia também pode cegar . As categorias coesivas em análise são: expressões sinônimas ou quase, lexemas idênticos e elipse. A fundamentação teórica está dividida em três seções: o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental; o ensino da gramática na escola; e, por último, o texto na sala de aula. Para análise dos dados, é considerada a forma como os alunos, em seus resumos, fizeram remissão ao personagem principal de cada livro lido durante o ano. Os resultados mostram que, após o desenvolvimento da proposta de ensino que esteve baseada na tríade leitura-escrita-gramática, os alunos, em seus textos, apresentam modificação em relação ao uso dos mecanismos estudados. O que pode ser sumariado como segue: a) houve um incremento no uso de expressões sinônimas, recurso pouco utilizado pelas crianças nos anos iniciais (cf. CLARINDO, 2005); b) ocorreu uma diminuição no uso de lexemas idênticos, recurso largamente utilizado pelos alunos, por ser um tipo de mecanismo de referência que envolve apenas a repetição; c) observou-se que não ocorreu uma mudança quantitativa na utilização da elipse, mas qualitativamente o uso desse recurso apresentou um comportamento diferenciado por parte dos alunos. O estudo mostra também, por meio das manifestações dos alunos em sala de aula, que uma proposta pedagógica centrada na integração leitura-escrita-gramática nas aulas de língua portuguesa pode criar um espaço privilegiado para a expressão de dúvidas e a reflexão acerca do funcionamento da língua.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1734
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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