Professores que utilizam tecnologias em suas aulas: como expressam situações pedagógicas de suas práticas?
Resumo
A organização da sociedade vem sofrendo diversas mudanças ao longo do tempo. Nas últimas décadas o avanço dos meios de comunicação e informação foi muito grande, não só em termos de difusão, mas também do surgimento de novas
tecnologias que geram uma mudança significativa nos conceitos até então existentes a respeito da comunicação e na forma de compreender o espaço e a sociedade. Os meios de comunicação passam a fazer parte do cotidiano das
pessoas, cercando-as por todos os lados, gerando diversas alterações em seus estilos de vida. Entretanto, um público em especial está bem mais familiarizado com as novidades tecnológicas: os jovens. Conectados ao mundo através de diversos canais, os jovens estão inseridos no mundo de uma forma diferente daquela registrada há alguns anos. Com a mudança da realidade individual, há também mudança na realidade coletiva, nos mais diversos setores da sociedade, incluindo a escola. Na tentativa de acompanhar o novo cenário, transformado pelos avanços tecnológicos, que impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender, algumas escolas apostam na incorporação de tecnologias como fenômeno significativo de mudança. Assim, este estudo procura descrever o atual cenário educacional e as expectativas que existem em torno das questões a ele
relacionadas, que incluem desde a organização curricular até a atuação do professor em sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Pelotas
e a amostra contou com cinco professores do ensino médio que utilizam recursos tecnológicos em suas aulas. Procuramos então, através de observações e entrevistas semi estruturadas com os professores, melhor compreender como eles expressam suas práticas em relação aos aspectos pedagógicos quando utilizam recursos tecnológicos em suas aulas