dc.contributor.advisor | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | pt_BR |
dc.creator | Santos, Nelda Alonso dos | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:22Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:22Z | |
dc.date.issued | 2010-01-13 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nelda Alonso dos. Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes : investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1737 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Formação de professores/as | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Narrativas de
formação | por |
dc.subject | Universidade e escola | por |
dc.subject | Initial teacher education | eng |
dc.subject | Narratives | eng |
dc.subject | Higher education and school | eng |
dc.title | Trajetórias de formação e a construção dos saberes docentes : investigando tempos e espaços formadores a partir da experiência de formação inicial | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6016705776640094 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo refletir e problematizar a trajetória de formação de três professoras formadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande entrelaçando-se com a própria vivência da autora desta pesquisa. Portanto, busca abordar a construção dos saberes docentes tendo em vista as experiências formativas vivenciadas na formação inicial com o olhar voltado para a
prática na escola básica, tempo e espaço vivenciado anteriormente na vida dos sujeitos da pesquisa. Para isso, utiliza da investigação narrativa, como caminho metodológico, para observar a importância atribuída a estas experiências como construtoras dos saberes docentes. Deste modo, a abordagem metodológica que orienta este trabalho, ao considerar a relevância da temática dos saberes docentes,
sua natureza e suas fontes de aquisição, está embasada em autores como Tardif e Gauthier, para ao longo da pesquisa compreender e analisar os saberes inerentes ao trabalho e à formação docente. A partir desta abordagem o estudo preocupa-se com a formação docente dando destaque aos espaços-tempos formadores e construtores de saberes, deste modo a pesquisa também se insere nas discussões acerca da formação inicial de professores/as. Considerando estas duas abordagens a pesquisa procura entender qual é o peso e ou lugar da formação inicial e da prática como experiência de estágio na construção de seus saberes, a partir desta
finalidade a investigação busca responder as seguintes interrogações: a) Qual a importância atribuída à experiência de estágio para a sua formação profissional docente? b) Qual articulação estabelecida entre o curso de Pedagogia e a
experiência de estágio na escola? c) Como as professoras narram e interpretam seus saberes mobilizados e construídos na formação inicial? Os resultados deste estudo mostram a importância da experiência prática dentro da escola básica ao
longo do curso de formação de professores/as como vivência significativa na construção dos saberes docentes, configurando assim um dos espaços-tempos de formação e construção de saberes | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |