Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Sandra Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:22Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:22Z
dc.date.issued2010-07-08pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Sandra Corrêa. O escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuais. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1738
dc.description.abstractCette dissertation a comme thématique l´enseignement des Arts Visuels dans l´éducation formelle en remarquant comment les élèves donnent du sens aux expériences vécues dans cette discipline du curriculum. Les procédures adoptées au développement de la recherche ont été inspirées de la cartographie et ont utilisées l´écriture des propres élèves à propos de l´Art et de son enseignement et une prise de photographies faite par les élèves eux-mêmes. Le travail analytique a utilisé quelques études du champ de la philosophie de la Différence en ayant comme catégories les notions de curriculum et de l´expérience à partir de cette perspective. À l´aide des procédures, la recherche a pu être développée avec une classe de huitième, le soir, dans l´ambiance de travail de la rechercheuse. Parmi les résultats de la recherche, on discute la place de l´art au sein d´une éducation dont les objectifs sont instrumentaux et utilitaires. On discute aussi le temps concernant à la discipline au curriculum des écoles. On a remarqué que les élèves possèdent dans leur quotidien des expériences artistiques qui ne sont pas considerées dans le curriculum des écolesfra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectTempopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectArts visuelsfra
dc.subjectCurriculumfra
dc.subjectExpériencesfra
dc.subjectTempsfra
dc.subjectPhotographiefra
dc.titleO escrever e o fotografar de quem aprende: currículo, experiência, artes visuaispor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1893408471654743por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como temática o ensino de Artes Visuais na educação formal, privilegiando os sentidos que os alunos dão às experiências vividas nesta disciplina do currículo. Os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa tiveram inspiração na cartografia, utilizando-se das escritas dos alunos sobre a arte e seu ensino, e de uma prática fotográfica realizada por eles. O trabalho analítico utilizou-se de alguns estudos do campo da filosofia da Diferença, tendo como categorias as noções de currículo e experiência a partir dessa perspectiva. A investigação foi desenvolvida no próprio ambiente de trabalho da pesquisadora, com uma turma de 8ª série do turno da noite de uma escola pública municipal da cidade de Pelotas. Entre os resultados da pesquisa, discute-se o lugar da arte em uma educação com fins instrumentais e utilitaristas, e a interferência do tempo disciplinar na experiência que os estudantes têm com a arte no currículo escolar. Obsersou-se que os alunos têm no seu cotidiano experiências com a arte que não são considerados dentro do currículo escolar.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Garcia, Maria Manuela Alvespt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples