O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de Matemática da UFPel
Resumo
O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação inicial de professores que objetiva, principalmente, o desenvolvimento da
docência e a aproximação com a profissão docente, com profissionais da educação e suas diversas práticas. O estágio pressupõe ainda relações pedagógicas ou um trabalho de orientação entre estagiário e professor orientador e também entre estagiário e professor titular da escola básica. As idealizações e orientações legais que se tem acerca do estágio na formação de professores normalmente são
pensadas tendo como base os cursos presenciais, sendo que os estágios de cursos a distância situam-se ainda na obscuridade. Dessa forma, objetivou-se nesse trabalho investigar como se desenvolvem os estágios nos cursos de licenciatura em matemática a distância e presencial da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na perspectiva de professores orientadores, coordenadoras de pólo e alunos
estagiários, bem como investigar como ocorre a orientação desses estágios e quais as convergências e divergências entre os estágios dos dois cursos. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a professores orientadores de estágio, estagiários e coordenadoras de pólo vinculados aos Cursos de Licenciatura em Matemática
Presencial e a Distância da UFPel. Dentre os principais resultados destacam-se: a organização curricular dos estágios nos dois cursos é idêntica; os estagiários do
curso a distância são mais assessorados do que os do presencial quanto a orientação e acompanhamento do estágio; existe um maior número de profissionais
envolvidos na orientação e avaliação do estágio do curso a distância; os estagiários concebem o estágio como momento de colocar em prática as teorias estudadas; o
estágio está contribuindo para que os profissionais em formação aproximem-se do seu futuro campo de atuação e; verificou-se a existência de inúmeras questões que
limitam o desenvolvimento do estágios nos dois cursos, como, por exemplo, locomoção até a escola, desacordo entre os calendários da universidade e das escolas campo de estágio, entre outros. Ressalta-se então que existem mais convergências do que divergências no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado entre os cursos de matemática presencial e a distância da UFPel.