Mostrar el registro sencillo del ítem
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
dc.contributor.advisor | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | pt_BR |
dc.creator | Dutra, Jorge da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:27Z | |
dc.date.available | 2011-06-06 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:27Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.citation | DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752 | |
dc.description.abstract | This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Saberes abertos | por |
dc.subject | Saberes específicos | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Open knowledge | eng |
dc.subject | Specific knowledge | eng |
dc.subject | Philosophy teaching | eng |
dc.subject | High School | eng |
dc.title | O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico | por |
dc.title.alternative | The philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field. | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9516213760375762 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de Filosofia promovem o diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico em suas práticas docentes. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei 13 docentes de 10 escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a presença do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos permite uma mudança de postura por parte dos educandos e das educandas no que diz respeito ao comportamento na sala de aula, na sociedade, ao envolvimento e responsabilidade na organização e cuidado do próprio ambiente escolar e à definição de perspectivas futuras nas suas escolhas profissionais. Com isso, penso que com a investigação aqui efetivada poderá se construir novas formas de trabalho docente, de modo que o ensino se aproxime cada vez mais da vida dos discentes e das discentes e torne-se um efetivo espaço de construção histórico-social. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.