Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Mauro Augusto Burkertpt_BR
dc.creatorDutra, Jorge da Cunha
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.available2011-06-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:27Z
dc.date.issued2010-12-17pt_BR
dc.identifier.citationDUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752
dc.description.abstractThis paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSaberes abertospor
dc.subjectSaberes específicospor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectOpen knowledgeeng
dc.subjectSpecific knowledgeeng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleO currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosóficopor
dc.title.alternativeThe philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field.eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9516213760375762por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569por
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de Filosofia promovem o diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico em suas práticas docentes. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei 13 docentes de 10 escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a presença do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos permite uma mudança de postura por parte dos educandos e das educandas no que diz respeito ao comportamento na sala de aula, na sociedade, ao envolvimento e responsabilidade na organização e cuidado do próprio ambiente escolar e à definição de perspectivas futuras nas suas escolhas profissionais. Com isso, penso que com a investigação aqui efetivada poderá se construir novas formas de trabalho docente, de modo que o ensino se aproxime cada vez mais da vida dos discentes e das discentes e torne-se um efetivo espaço de construção histórico-social.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples