A simbólica do espaço escolar: narrativas topoanalíticas

Visualizar/ Abrir
Data
2011-05-10Autor
Assunção, Alexandre Vergínio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O que motivou esta Tese foi a possibilidade de realizar uma investigação sobre o
simbolismo do espaço escolar, sob a perspectiva da fenomenologia e da antropologia
do imaginário, procurando, por meio do desenho (croquis) e da escrita (devaneios)
apoiada em suportes teóricos, intimações do vivido e das lembranças do autor,
contribuir com as discussões sobre os sentidos do simbolismo do espaço escolar,
entre professores, alunos, arquitetos e designers. O texto caracteriza-se como uma
narrativa topoanalítica sobre os espaços-lembranças de três colégios (Bom Conselho,
Protásio Alves e Nicolau de Araújo Vergueiro, em Passo Fundo/RS) e tem como base
teórica principal Gaston Bachelard e Gilbert Durand. A topoanálise, como leitura
hermenêutica dos fenômenos do espaço escolar, buscou capturar a conformação
simbólica e o modo como eles emergiram num dado aspecto particular, que, por sua
vez, se moldaram num determinado contexto histórico e sociocultural. O ser empírico
do espaço escolar - a sua matéria, os documentos, as fotografias - constituiu
efetivamente uma matriz de compreensão que permitiu a recolha das substâncias de
verdade , as ressonâncias e repercussões contidas nos espaços-lembranças. Através
da fenomenotécnica o espaço pronunciou-se, disse enquanto invenção, enquanto
construção. Articulou-se como comprometimento de um corpo/mente symbolicus com
a concretude das coisas, dos outros e do mundo. A percepção e a representação do
espaço evidenciam-se assim como um processo cultural e simbólico. Finalmente,
ressalto que a identidade do espaço escolar só será respeitada se entendida no que
cabe dentro das margens dos projetos pedagógicos e arquitetônicos pensados para a
escola, mas também no que os excede. A desproporção desafia os conceitos e põe
em causa os limites das planificações, das classificações e das assimilações que
neles assentam. Hermes e Dionísio que o digam. Para este estudo da Simbólica do
Espaço Escolar: narrativas topoanalíticas foram convocadas a dinâmica dos símbolos
e a sabedoria primordial dos mitos para que ajudassem a melhor pensar, com a
topoanálise e a fenomenotécnica, o sentido oriundo de um novo espírito espacial