Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA

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Data
2011-04-08Autor
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
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O tema abordado nesta dissertação refere-se aos processos de
segmentação não-convencional, hipossegmentações, hipersegmentações e
formas híbridas encontrados nos textos de alunos de EJA (Educação de Jovens e
Adultos). As segmentações não-convencionais de palavras são vistas, neste
estudo, como estruturas oriundas de hipóteses elaboradas pelos sujeitos em seu
processo de aquisição da escrita (cf. FERREIRO & TEBEROSKY, 1999), as quais
se configuram em um valioso material linguístico capaz de fornecer pistas a
respeito do conhecimento fonológico de que os aprendizes se utilizam ao
produzirem suas escritas (cf. ABAURRE, 1991). Com base nessa perspectiva,
teve-se como objetivo descrever e analisar os processos pelos quais os adultos,
em fase de alfabetização, passam ao se depararem com a tarefa de segmentar
sua escrita de acordo com as convenções, bem como comparar esses resultados
com aqueles relativos à escrita infantil e verificar a adequação das categorias
propostas por Cunha (2004) para a análise de segmentação não-convencional em
textos de alunos de EJA. Os dados analisados, extraídos de textos produzidos por
três alunos de EJA, foram coletados longitudinalmente por meio de oficinas de
produção textual que visavam à obtenção de textos criativos e espontâneos. Os
resultados mostram que o clítico, ou formas que se assemelhem a clíticos, estão,
preponderantemente, envolvidos nas grafias não-convencionais, tanto nos dados
referentes às hipo quanto às hipersegmentações. Os dados dos adultos, assim
como os das crianças estudados por Cunha (2004), revelam motivações
linguísticas que podem ser explicitadas à luz de conceitos relativos à prosódia da
língua. Considera-se que a descrição e análise de tais processos, presentes na
escrita inicial adulta, podem fomentar reflexões capazes de auxiliar
alfabetizadores em suas ações pedagógicas no que se refere ao ensino da língua
portuguesa durante o processo de aquisição da língua escrita por adultos