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dc.contributor.advisorPinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalvespt_BR
dc.creatorNeves, Cíntia Silva de Vasconcelos
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.available2012-04-25pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.issued2011-07-08pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758
dc.description.abstractThis study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPIeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectIdentidade profissional de professorpor
dc.subjectInitial trainingeng
dc.subjectSupervised curricular internshipeng
dc.subjectTeacher professional identityeng
dc.titlePossíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professorpor
dc.title.alternativeFeasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identityeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3606662711416212por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595por
dc.contributor.referees1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atribpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517por
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua configuração curricular e foi através desse processo formativo que as estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a construção da IP de professorpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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