Mostrar el registro sencillo del ítem
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
| dc.contributor.advisor | Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves | pt_BR |
| dc.creator | Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos | |
| dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:28Z | |
| dc.date.available | 2012-04-25 | pt_BR |
| dc.date.available | 2014-08-20T13:48:28Z | |
| dc.date.issued | 2011-07-08 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | por |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758 | |
| dc.description.abstract | This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
| dc.rights | OpenAccess | por |
| dc.subject | Formação inicial | por |
| dc.subject | Estágio curricular supervisionado | por |
| dc.subject | Identidade profissional de professor | por |
| dc.subject | Initial training | eng |
| dc.subject | Supervised curricular internship | eng |
| dc.subject | Teacher professional identity | eng |
| dc.title | Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor | por |
| dc.title.alternative | Feasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity | eng |
| dc.type | masterThesis | por |
| dc.contributor.authorID | por | |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3606662711416212 | por |
| dc.contributor.advisorID | por | |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 | por |
| dc.contributor.referees1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | pt_BR |
| dc.contributor.referees1ID | por | |
| dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | por |
| dc.description.resumo | Este trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua configuração curricular e foi através desse processo formativo que as estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a construção da IP de professor | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
| dc.publisher.initials | UFPel | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [807]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.

