• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As tecnologias digitais no cotidiano de professores da rede da educação básica de Pelotas-RS: limites e possibilidades

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Rogerio_Ramos_Weymar_Dissertacao.pdf (833.2Kb)
Data
2011-09-14
Autor
Weymar, Rogério Ramos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A utilização das tecnologias na educação não é algo novo, pois desde seus primórdios o homem as emprega para inúmeros objetivos. Com o avanço das Tecnologias Digitais, foi necessário que o sistema educacional se moldasse a essa nova realidade imposta pela sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa, inscrita na Linha Formação de Professores: Processos, Ensino, e Práticas Educativas , é avaliar o modo de utilização das tecnologias por professores do ensino médio de uma instituição particular e uma pública, na cidade de Pelotas. Em termos metodológicos, realizou-se, no primeiro momento, uma abordagem quantitativa, através da qual se buscou quantificar a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores; e, num segundo momento, uma abordagem qualitativa, a fim de se obter respostas sobre os motivos da não utilização destas tecnologias na escola. Os resultados da pesquisa mostram que os professores e alunos sabem utilizar as Tecnologias Digitais, as escolas oferecem laboratórios com computadores e equipamentos digitais, mas que, pela visão dos alunos e professores, são pouco utilizados. Muitos professores sentem-se mais seguros repetindo práticas educativas que deram certo ao longo dos anos e a adaptação ao novo é dificultada pela carga horária elevada, falta de planejamento coletivo e o desconhecimento do uso das Tecnologias Digitais de forma inovadora. É preciso estar aberto para a mudança. Nesse sentido, a formação continuada para os professores é fundamental, e o grande desafio é despertar o interesse dos professores para a utilização das Tecnologias Digitais em suas aulas, aprimorando seu trabalho
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1763
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV