As tecnologias digitais no cotidiano de professores da rede da educação básica de Pelotas-RS: limites e possibilidades
Resumo
A utilização das tecnologias na educação não é algo novo, pois desde seus
primórdios o homem as emprega para inúmeros objetivos. Com o avanço das
Tecnologias Digitais, foi necessário que o sistema educacional se moldasse a essa
nova realidade imposta pela sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa,
inscrita na Linha Formação de Professores: Processos, Ensino, e Práticas
Educativas , é avaliar o modo de utilização das tecnologias por professores do
ensino médio de uma instituição particular e uma pública, na cidade de Pelotas. Em
termos metodológicos, realizou-se, no primeiro momento, uma abordagem
quantitativa, através da qual se buscou quantificar a utilização das Tecnologias
Digitais pelos professores; e, num segundo momento, uma abordagem qualitativa, a
fim de se obter respostas sobre os motivos da não utilização destas tecnologias na
escola. Os resultados da pesquisa mostram que os professores e alunos sabem
utilizar as Tecnologias Digitais, as escolas oferecem laboratórios com computadores
e equipamentos digitais, mas que, pela visão dos alunos e professores, são pouco
utilizados. Muitos professores sentem-se mais seguros repetindo práticas educativas
que deram certo ao longo dos anos e a adaptação ao novo é dificultada pela carga
horária elevada, falta de planejamento coletivo e o desconhecimento do uso das
Tecnologias Digitais de forma inovadora. É preciso estar aberto para a mudança.
Nesse sentido, a formação continuada para os professores é fundamental, e o
grande desafio é despertar o interesse dos professores para a utilização das
Tecnologias Digitais em suas aulas, aprimorando seu trabalho