Show simple item record

dc.creatorGotardo, Solainept_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:34Z
dc.date.available2012-05-04pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:34Z
dc.date.issued2011-02-23pt_BR
dc.identifier.citationGOTARDO, Solaine. Os processos educativos no trabalho de coleta e separação de resíduos sólidos na cidade de Pelotas/RS. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1764
dc.description.abstractThis paper broaches the educational processes concerned to the work of solid waste selective collection using as reference the dynamic of production, both associated and single. First we present the research outlines pointing the origins of the proposal, its methodological course and the data obtained through the cooperative field analysis. Subsequently we part from the theoretical referential to discuss the work dimensions in collecting and separating solid waste, relating them to the aspects of the research street field. In the third part we aim to approach the theoretical framework and the previous information between the collectors work in cooperatives and in the streets, emphasizing the perspective of the formation of a Labour Pedagogy. Finally we present some results of the research which allow us to conclude that as a learning process, the work of collecting on the streets is restricted to a mechanical reproduction of work as a way of living, without an implicit pedagogical perception. The impact on the achievement of this activity is in the fact that the workers don t recognize their learning process and remain isolated from the other workers, who are understood as contestants and not as partners. This atomization grants a guardianship relation under their buyers, who are the people which guarantee for the informal collectors in the streets a source of information and preparation for work In their turn the pedagogical processes in solidarity enterprises are more intensely experienced under the aspects of organization, management and relationship among the workers and the impact produced at work, according to the associated form, is in the fulfilment of a self-managed activity under a less painful condition to the labour fullfilmenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCatadorpor
dc.subjectSeparadorpor
dc.subjectPedagogia do trabalhopor
dc.subjectCooperativapor
dc.subjectRuapor
dc.subjectCollectoreng
dc.subjectPickerseng
dc.subjectLabour pedagogyeng
dc.subjectCooperativeeng
dc.subjectStreetseng
dc.titleOs processos educativos no trabalho de coleta e separação de resíduos sólidos na cidade de Pelotas/RSpor
dc.title.alternativeThe educational processes concerned to the work of collection and recycling waste materials in the city of Pelotas/RSeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6356923267020575por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.contributor.referees1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.description.resumoA presente dissertação aborda os processos educativos que permeiam o trabalho da coleta seletiva de resíduos sólidos, tendo como referência, a dinâmica da produção associada e individual. Inicialmente, apresentamos o delineamento da pesquisa indicando a origem da proposta, seu percurso metodológico e os apontamentos obtidos através do campo cooperado do presente estudo. A seguir, são discutidas, a partir do enfoque teórico, as dimensões do trabalho na coleta e separação de resíduos relacionando-as aos aspectos do campo da rua da pesquisa. No terceiro momento, faz-se a aproximação do referencial teórico e dos apontamentos já existentes entre o ambiente cooperado e o de rua, com ênfase na perspectiva da formação de uma pedagogia do trabalho. Ao final, fazemos alguns apontamentos enquanto resultados da pesquisa onde podemos concluir que: Enquanto processo de aprendizagem, o trabalho de coleta de rua, restringe-se a uma reprodução mecânica do trabalho enquanto meio de sobrevivência, sem a percepção pedagógica implícita. O impacto na realização da sua atividade está na medida em que não reconhece sua aprendizagem e situa-se isoladamente em relação aos demais trabalhadores; entendidos como concorrentes e não como parceiros; e essa condição de atomização confere uma relação de tutela sob o seu comprador que é com quem os catadores de rua estabelecem sua fonte de informação e preparação para o trabalho. Por sua vez, os processos pedagógicos nos Empreendimentos Econômicos Solidários são vivenciados mais intensamente sob os aspectos da organização, gerenciamento e relacionamento entre os trabalhadores e o impacto produzido no trabalho, segundo a forma associada, está no desempenho de uma atividade autogerida sob uma condição menos penosa para realização do trabalhopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record