Políticas de esporte e lazer: o papel da universidade em questão
Abstract
Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas tem como temática de estudo o esporte e o lazer nas universidades federais brasileiras. Nesta perspectiva, intentamos compreender se as universidades públicas brasileiras formulam políticas de esporte e lazer e qual o teor das propostas existentes. Para dar conta de tal detalhamento buscamos identificar de que forma as questões relacionadas a essas manifestações são contempladas nos Projetos Pedagógicos Institucionais, Planos de Desenvolvimento Institucional e projetos do REUNI das universidades federais brasileiras. Para tanto, realizamos a análise documental dos documentos oficiais de 15 universidades federais. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na análise de conteúdo preconizada por Bardin (1977). Os resultados revelaram que embora todas as universidades investigadas mencionem o esporte e lazer em seus documentos os apontamentos aludem, preeminentemente, ao esporte e lazer como estratégia de assistência estudantil; como elementos a serem contemplados na melhoria da infraestrutura institucional; como mecanismos de interação com a comunidade externa e entre a comunidade interna; de melhoria das condições de trabalho dos servidores. Apenas uma das instituições aponta o esporte e lazer como um direito social, constitucionalmente garantido indispensável para a formação cidadã do sujeito. No que tange a concepção de lazer, o entendimento preponderante é de caráter funcionalista assistencialista e as politicas institucionais não coadunam com a Política Nacional de Esporte. Destacamos que embora, a existência do registro documental não garante a efetivação de ações concretas, ao estarem inseridos na pauta de preocupações das universidades, especialmente na redação de seus documentos, poderá evidenciar uma forma de essas instituições se comprometerem com a vida social do lugar onde estão inseridas e a de se articularem com a sustentação e garantia dos direitos humanos