Propostas Pedagógicas para a Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória 20 anos após suas sistematizações
Abstract
O objetivo deste estudo é analisar dois construtos teóricos do campo metodológico da Educação Física (EF): a proposta Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992), fundamentada no materialismo histórico e dialético, e a proposta Crítico-Emancipatória (Kunz, 1994), formulada a partir da abordagem fenomenológica
do movimento humano. Situamos esta pesquisa no desenvolvimento histórico das propostas pedagógicas para a EF, ou seja, as críticas em relação à especificidade conteúdos, bem como a realidade que se apresenta para além da sala de aula, do pátio ou
dos muros da escola, de fato, a sociedade e suas transformações. As já sistematizadas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória são tomadas, neste estudo, como propostas que já conquistaram grandes espaços no campo epistemológico da EF. Sustentadas por alicerces marxistas, salientamos que, nas últimas duas décadas, tais propostas têm sido o centro de inúmeras discussões e questionamentos, principalmente
em relação ao seu desenvolvimento no contexto prático. Revelam-se, nesse período, muitos progressos para a área de conhecimento da EF, os quais perpassam a desconstrução da concepção de EF biológica/tecnicista, como também as formulações
para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica. Diante dessas transformações, nos Capítulos I e II, analisamos as teorias existentes na educação:
críticas , não críticas , crítico-reprodutivistas e crítico- reflexivas , sua sustentação para as categorias de conteúdo, prática pedagógica, trabalho, teoria de conhecimento, racionalidade das referidas propostas. No Capítulo III, buscamos conferir a crítica à proposta da EF, a partir da análise do trabalho concreto no contexto pedagógico de projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria RS. Assim, vinte anos após duas formulações, a proposta Crítico-Emancipatória efetiva-se nas situações de ensino investigadas, tanto sob a ótica dos projetos de extensão quanto na realidade da escola pública. A prática pedagógica desenvolvida nos contextos investigados revelou a desconstrução das características típicas dos esportes de alto rendimento e a reconstrução do esporte comprometido com o ensino de suas especificidades para todos, ou seja, uma EF com finalidades educacionais. Já a proposta
Crítico-Superadora apresentou-se, no seu ponto de chegada, como uma teoria da EF que se sustenta como crítica. Tendo como pilar central o trabalho, entende este como princípio educativo, criticando as propriedades fundamentais do capitalismo, por
exemplo, a apropriação privada dos meios de produção e a divisão da sociedade em classes. Ao defender o socialismo, sua efetivação torna-se real, pois, na sua teoria de conhecimento e racionalidade, está a superação dos limites impostos para sua efetivação, que é a passagem do capitalismo para o socialismo