• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças

Thumbnail
View/Open
Luciana Toaldo Gentilini Avila.pdf (839.5Kb)
Date
2012-03-22
Author
Avila, Luciana Toaldo Gentilini
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo investigou a influência do feedback positivo de comparação social na aprendizagem de uma tarefa de arremesso em crianças com 10 anos de idade. Dois grupos de participantes, um denominado de feedback positivo de comparação social e outro grupo controle, receberam feedback verídico sobre sua performance depois de cada tentativa de prática. Em adicional, o grupo feedback positivo de comparação social recebeu após cada bloco de 10 tentativas uma informação sugerindo que sua performance estava melhor do que a performance de outras crianças que já haviam executado a mesma tarefa. Um dia após a fase de prática, um teste de retenção foi realizado sem feedback (verídico ou de comparação social). Os resultados do estudo demonstraram que o grupo feedback positivo de comparação social apresentou melhor precisão dos arremessos que o grupo controle no teste de retenção. Assim como, os resultados do questionário indicaram que esse mesmo grupo apresentou maior percepção de competência e esforço/importância na tarefa do que o grupo controle. Esses resultados demonstram que o feedback pode exercer uma importante função motivacional a qual afeta a aprendizagem de habilidades motoras em crianças
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1780
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [351]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV