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Formação Continuada em Educação Física: um estudo sobre as propostas da Secretaria de Educação e Desporto da Prefeitura Municipal de Pelotas-RS

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Mariana Afonso Ost.pdf (748.3Kb)
Data
2012-03-20
Autor
Ost, Mariana Afonso
Metadata
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Resumo
Estudos com o foco na formação profissional de professores de Educação Física têm crescido ultimamente. Constata-se uma preocupação com a formação inicial, continuada e com a trajetória profissional e de vida desses docentes. Dessa forma, o objetivo do estudo foi investigar o processo de construção das propostas de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), oferecidas aos professores de Educação Física da rede pública de Pelotas, após a implantação da Lei 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) até o ano de 2011. E ainda, como objetivos específicos, buscou-se investigar o processo de gestão das políticas públicas de formação continuada, pesquisar sobre os coordenadores pedagógicos da área de Educação Física e construir uma linha temporal sobre as propostas de formação continuada oferecidas pela SMED aos professores de Educação Física, no período de 1996 até 2011. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, através do procedimento de estudo de caso. Foram analisados 33 documentos, entrevistados cinco sujeitos que ocuparam o cargo de coordenador pedagógico da área de Educação Física e ainda dois gestores municipais. A investigação revelou que o processo de formação continuada desde o ano de 1996 até o momento atual não foi um processo linear e sim um processo de manifestações sinuosas, ou seja, com altos e baixos, principalmente relacionados ao tipo de gestão. Percebeu-se que a articulação/atuação política dos sujeitos envolvidos nesse processo pode ter sido um fator determinante para facilitar a gestão das políticas de formação continuada dos professores da rede. A trajetória de formação dos coordenadores pedagógicos assemelha-se, desde a formação inicial até a pós-graduação. Todos os sujeitos encontravam-se na fase de diversificação da carreira no momento em que ocupavam o cargo
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1782
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [351]

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