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Extensão universitária e formação de professores de Educação Física: contribuições e contradições

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Ver/
Fabiane de Oliveira Schellin.pdf (4.020Mb)
Fecha
2013-02-28
Autor
Schellin, Fabiane de Oliveira
Metadatos
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Resumen
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Memória Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas tem como temática de estudo a extensão e a formação inicial em Educação Física. A Universidade vem passando por diversas transformações no sentido de aligeirar a formação e dissocia-la da pesquisa e, principalmente, da extensão. Para dar conta buscamos realizar diagnóstico de como vem sendo desenvolvidas as atividades de extensão nas Universidades/Centros Federais de formação em Licenciatura em Educação Física do Rio Grande do Sul (da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Universidade Federal de Pelotas/UFPel e Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS) e qual a contribuição da extensão para a formação de professores. Utilizamos como procedimentos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Foram utilizados os relatórios finais das ações de extensão desenvolvidas no ano de 2011 e entrevistas semiestruturadas com nove professores e 17 acadêmicos participantes das ações. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na análise de conteúdo preconizada por Bardin (1977) e decorreu a luz das contribuições de Saviani (1996), Mazzili (2011), Botomé (2001), Castro (2004) entre outros. Os resultados revelaram que um número considerável de ações de extensão é de caráter assistencialista. A indissociabilidade ainda tem dificuldades para se efetivar dentro das universidades. Porém, apesar da desarticulação, a extensão ainda se constrói como um espaço importante para a construção dos saberes educacionais necessários para a formação de professores
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1797
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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