Memórias das danças do marabaixo e do batuque: cultura quilombola e corporeidade na comunidade do Curiaú em Macapá-AP

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Data
2012-10-08Autor
Gomes, Francisco Marlon da Silva
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A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender qual o significado da dança do Marabaixo e do Batuque para crianças, jovens e adultos quilombolas do Curiaú. O interesse nessa investigação surgiu durante um ensaio fotográfico dos hábitos culturais dessa comunidade. Nosso interesse é saber o sentido que a dança imprime na
vida das pessoas dessa comunidade descendentes de negros. Para desvendar a dança Marabaixo e o Batuque fizemos alguns questionamentos: Que sentido tem a dança para essa comunidade? Em que situações eles e elas dançam? Com quem aprenderam a dançar? Existe uma idade para aprender a dançar? O que representa a dança para os moradores do Curiaú? Que valores se fazem presentes nessas danças? Podemos observar em nossas andanças na comunidade que o Marabaixo e o Batuque são formas de resistência, de afirmação da existência, de liberdade de uma corporeidade negra quilombola territorializada que concebem o corpo em sua complexidade: ele não é visto apenas no seu aspecto físico. Ele é compreendido como movimento, sensibilidade, subjetividade, cultura, com suas histórias/memórias
