Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação Física no ensino médio noturno da Região Sul do Rio Grande do Sul: realidade e possibilidades
dc.contributor.advisor | Pereira, Flavio Medeiros | pt_BR |
dc.creator | Vargas, Jose Eduardo Nunes | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:49:13Z | |
dc.date.available | 2009-06-17 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:49:13Z | |
dc.date.issued | 2009-03-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VARGAS, Jose Eduardo Nunes. Educação Física no ensino médio noturno da Região Sul do Rio Grande do Sul: realidade e possibilidades. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1819 | |
dc.description.abstract | This study has as objective analyze the reality from Physical Education (PE) in the nocturnal secondary school (NSS) of south of Rio Grande do Sul, projecting as your fundamental of pedagogics. Must be formed, according to the vision of your teachers. For to study the around from educational context from University Federal of Pelotas (UFPel) and contribute with changes in your influence zone, delimited the research to schools situated in twelve cities entailmented to your region of range: Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul and Turuçu. Of quality the study to utilized of interview semi-structured, to applied joined to fourteen teachers from public school state of teach, entailmented to nocturnal secondary school, with specific formation in PE. Were descriptived how meeting the pedagogic justification delimited for projection, objective, competence and abilities, subjects, proceeding to text, evaluation, materials end installations. Line whose that were ministrated (PE real) for teachers, together to your projections around to pedagogic ideal (PE ideal). Can verily with the real PE utilize from contents from sports and recreational, characterization for precarious from material and installations, have objective and stiles of teach who privilege the participation of pupil about the end, in detriment of important content or of full rich body culture. The developed of competence an abilities do not happen with conscience form, in virtue from unknown from teachers. But will be necessary better installations, about sports and gymnastic together the offering from necessary material for practical of PE. At least for teachers must be opportunity best materials and installations conditions, near from stimulus in a continuated formation. Questions to legislation who make the PE facilitate for the majority of pupils and do not have theorist. Knowledge and practicals around of life s quality. But to the necessary educational-physicals, compensate to diverse labor activities from pupils, it s very important from retching about the function of PE for secondary school. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Ensino noturno | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Secondary school | eng |
dc.subject | Nocturnal teaching | eng |
dc.subject | Physical school education | eng |
dc.title | Educação Física no ensino médio noturno da Região Sul do Rio Grande do Sul: realidade e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Phisical Education in nocturnal secondary school of south of Rio Grande do Sul: reality and possibilities. | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759402T6 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201070H3 | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a realidade da Educação Física (EF) no Ensino Médio noturno (EMN) da Região Sul do RS, projetando como seus fundamentos pedagógicos deveriam ser constituídos, segundo a visão de seus professores. Para se estudar o entorno do contexto educacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e contribuir com mudanças na sua zona de influência se delimitou a pesquisa às escolas situadas nas 12 cidades vinculadas a sua região de abrangência: Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu. De cunho qualitativo o estudo se utilizou de entrevista semi-estruturada, aplicado-a junto a quatorze docentes da rede pública estadual de ensino, vinculados ao EMN, com formação específica em EF. Foram descritos como se encontravam os fundamentos pedagógicos, delimitados por planejamento, objetivos, competências e habilidades, conteúdos, procedimentos de ensino, avaliação, materiais e instalações. Delineou-se aqueles que estavam sendo ministrados (EF real) pelos professores, conjuntamente à suas projeções a cerca do ideário pedagógico (EF ideal). Pode-se verificar que a EF real se utiliza de conteúdos desportivo-recreativos, caracterizando-se pela precariedade de materiais e de instalações, possuindo objetivos e estilos de ensino que privilegiam a participação do aluno como fim, em detrimento a conteúdos salutares ou de enriquecimento da cultura corporal discente. O desenvolvimento de competências e habilidades não acontece de forma consciente, em virtude do desconhecimento docente. Já Idealmente seriam necessárias melhores instalações, tanto esportivas, quanto ginásticas, junto a oferta de material necessário a prática da EF. Finalmente ao docente deveriam ser oportunizadas melhores condições materiais e instalativas, junto ao estímulo a formação continuada. Questiona-se ainda a Legislação que torna a EF facultativa para maioria do alunado, privando-o de conhecimentos teóricos e práticos a cerca da qualidade de vida. Portanto, tendo em vista as necessidades físico-educativas, compensatórias às diversas atividades laborais discentes, urge um repensar sobre a função da EF para o EMN. | por |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.