Educação Física escolar: implicações das políticas educacionais na organização do trabalho pedagógico.

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Data
2010-02-26Autor
Baccin, Eclea Vanessa Canei
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O objetivo deste trabalho é analisar as implicações das políticas educacionais do estado do Rio Grande do Sul (gestão 2007-2010) na organização do trabalho pedagógico da disciplina Educação Física de uma escola estadual de Pelotas, a partir da relação entre as orientações políticas mais amplas e as ações definidas pelo governo estadual. Para tal desafio, nos fundamentamos na teoria do materialismo histórico dialético que nos oferece os instrumentos de pensamento
para apreendermos as múltiplas determinações da realidade. As técnicas e procedimentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram: entrevista semiestruturada
e observação de aulas. Todas as situações vividas na escola foram registradas em um diário de campo. Para a interpretação dos dados recorremos à análise de conteúdo. Participaram da pesquisa de campo três professores de
Educação Física, o diretor e a coordenadora pedagógica de uma escola estadual.Para atingir o objetivo proposto buscamos num primeiro momento traçar as relações
entre trabalho e capital que determinam as políticas e as reformas educacionais no Brasil. Em seguida, procuramos identificar os pressupostos das políticas educacionais nacionais e aquelas propostas por agências internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, e suas relações com as políticas educacionais em curso no Estado. Foi possível constatar que as políticas educacionais postas em prática por
esta gestão buscam equilibrar as contas do Estado, através de ajustes fiscais que estão influenciando diretamente na educação. No relato dos professores há inúmeras críticas a esta política de contenção de gastos que está ocasionando a
diminuição da qualidade do ensino e a precarização do trabalho docente. Está clara a busca pela realização de uma educação pautada nas diretrizes da qualidade total,
a partir dos instrumentos de avaliação como o SAERS, da tentativa de implementação da meritocracia e da retirada de direitos historicamente conquistados
pela classe docente. A partir da análise de categorias como: precarização e intensificação do trabalho docente; financiamento da educação; formação docente;
interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; conteúdo e método; e, objetivos e
avaliação; buscamos explorar as contradições e possibilidades presentes na prática
pedagógica, a fim de demonstrar como se dá a organização do trabalho pedagógico.
Em relação a disciplina de Educação Física foi possível constatar que os conteúdos
predominantes são os esportes e que há uma secundarização desta disciplina de
acordo com as novas demandas impostas pelo mercado de trabalho, a partir da
reestruturação produtiva e da exigência das novas competências. Para finalizar
demonstramos que o projeto educacional da gestão 2007-2010 está
hegemonicamente voltado aos interesses do capital. Todos os entrevistados
demonstram consciência dos prejuízos à educação causados pelas políticas
educacionais em curso, e evidenciamos a resistência desses trabalhadores, motivo
pelo qual, muitos projetos desta gestão ainda não foram executados.
