Frequência de hábitos alimentares saudáveis em adolescentes do ensino médio de Pelotas / RS
Abstract
Avaliar a freqüência de hábitos alimentares saudáveis, baseado nos 10 Passos para uma Alimentação Saudável do Ministério da Saúde do Brasil, entre adolescentes matriculados nas escolas de Ensino médio da zona urbana do município de Pelotas.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal de base escolar, com amostragem estratificada de acordo com a rede de ensino e proporcional ao número de alunos matriculados. Foram estudados 1233 adolescentes de 13 a 19 anos do ensino médio de Pelotas/RS. A frequência de cada um dos 10 Passos para uma Alimentação Saudável foi coletada através de um questionário auto-aplicado com questões sobre frequência de consumo de alguns alimentos além de outros aspectos contidos nos 10 Passos. Realizou-se análise descritiva dos dados, seguida de análise bivariada.
Resultados: A média de passos alcançados foi de 1,8. A maioria da população aderia a um e dois passos e somente 1,7% atingiu mais de cinco passos. Ressalta-se que nenhum adolescente aderiu aos 10 Passos para uma Alimentação Saudável . A recomendação que apresentou maior freqüência de adesão foi o passo quatro, referente ao consumo da combinação de arroz e feijão pelo menos cinco vezes por semana. As recomendações que apresentaram menores freqüências de adesão foram referentes ao consumo de refrigerantes, sucos industrializados, doces e guloseimas, menos de uma vez por semana, e o passo três relativo ao consumo de três porções de legumes/hortaliças e três porções de frutas diariamente.
Conclusão: A adesão aos 10 passos para uma alimentação saudável preconizados pelo Ministério da Saúde pelos adolescentes de Pelotas foi muito baixa. Considerando a importância atual e futura de uma alimentação saudável na adolescência, recomenda-se maior investimento em políticas públicas na área de alimentação e nutrição.