Efeitos da Frequência Autocontrolada de Conhecimento de Resultados na Aprendizagem de uma Habilidade Motora com demanda de controle espacial em adultos com a Doença de Parkinson
Resumen
A Doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa, com comprometimento da produção de dopamina, levando a disfunções, como por exemplo, tremor, diminuição na estabilidade postural, bradcinesia e rigidez muscular. Alem disso, a DP degrada a função dos gânglios da base, gerando uma diminuição na propriocepção, fator que dificulta o desempenho motor. O objetivo deste estudo foi o de investigar os efeitos da frequência autocontrolada de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora com demanda de controle espacial em sujeitos adultos com a DP. Participaram como sujeitos vinte e dois indivíduos na faixa etária entre 54 e 77 anos, com a DP, divididos em dois grupos: grupo autocontrolado, que recebeu conhecimento de Resultados (CR) apenas nas tentativas em que foi solicitado, e grupo externamente controlado, que recebeu CR de forma equiparada, sujeito a sujeito, ao grupo autocontrolado. Foi utilizada uma tarefa de deslocamento linear com um alvo espacial, sendo realizada com a visão obstruída. Nas fases de aquisição e retenção, os participantes tinham como objetivo posicionar o cursor a uma distância de 60 cm do marco zero, enquanto na fase de transferência a 50 cm. do mesmo. O estudo tem como hipótese que a frequência autocontrolada de CR favorece a aprendizagem motora em sujeitos com a DP, de forma similar a resultados de estudos prévios com sujeitos típicos. Os resultados demonstraram diferença significativa, com maior aprendizagem para o grupo autocontrolado na fase de retenção. Concluiu-se que o CR autocontrolado pode tornar mais eficaz a aprendizagem motora, em tarefas com demanda de controle espacial, nos sujeitos com a DP, de forma semelhante aos indivíduos sem comprometimento neurológico.