Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCampos, Tiago Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:19Z
dc.date.available2012-03-16pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:19Z
dc.date.issued2011-03-25pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Tiago Pereira. Efeitos da Frequência Autocontrolada de Conhecimento de Resultados na Aprendizagem de uma Habilidade Motora com demanda de controle espacial em adultos com a Doença de Parkinson. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1859
dc.description.abstractParkinson Disease (PD) is a neurodegenerative disorder that compromises dopamine production. This situation leads to motor and non-motor dysfunction. Nowadays, there are not many researches involving DP, control and motor learning. The aim of this study was to investigate the effects of self-controlled frequency of knowledge of results (KR), in the acquisition of a motor ability, with demand for space control in adult subjects with Parkinson Disease. Twenty-two individuals, aged between 54 and 77 years, with DP were randomly divided into two groups. The self-controlled group received CR only in trials in which it was requested, while the externally controlled group received CR in the same way, subject by subject, of the self-controlled group. A task of linear displacement with a space target was used. The subjects performed the task with the dominant hand and blindfolded. During acquiring and retention stages, the objective was to place a traveler at a distance of 60cm from ground zero, and during transfer stage at 50cm. The hypothesis is that the self-controlled frequency of CR makes the learning more effective than the externally controlled group, similar to preview studies with subjects without Parkinson Disease. The results showed significant differences, benefiting the learning of the self-controlled group during the retention stage, which was performed without CR. This way, the benefits of self-controlled CR can make the motor learning of subjects with DP more effective, in a similar way to researches with individuals without neurological commitments.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDoença de Parkinsonpor
dc.titleEfeitos da Frequência Autocontrolada de Conhecimento de Resultados na Aprendizagem de uma Habilidade Motora com demanda de controle espacial em adultos com a Doença de Parkinsonpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272427A5por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3por
dc.description.resumoA Doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa, com comprometimento da produção de dopamina, levando a disfunções, como por exemplo, tremor, diminuição na estabilidade postural, bradcinesia e rigidez muscular. Alem disso, a DP degrada a função dos gânglios da base, gerando uma diminuição na propriocepção, fator que dificulta o desempenho motor. O objetivo deste estudo foi o de investigar os efeitos da frequência autocontrolada de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora com demanda de controle espacial em sujeitos adultos com a DP. Participaram como sujeitos vinte e dois indivíduos na faixa etária entre 54 e 77 anos, com a DP, divididos em dois grupos: grupo autocontrolado, que recebeu conhecimento de Resultados (CR) apenas nas tentativas em que foi solicitado, e grupo externamente controlado, que recebeu CR de forma equiparada, sujeito a sujeito, ao grupo autocontrolado. Foi utilizada uma tarefa de deslocamento linear com um alvo espacial, sendo realizada com a visão obstruída. Nas fases de aquisição e retenção, os participantes tinham como objetivo posicionar o cursor a uma distância de 60 cm do marco zero, enquanto na fase de transferência a 50 cm. do mesmo. O estudo tem como hipótese que a frequência autocontrolada de CR favorece a aprendizagem motora em sujeitos com a DP, de forma similar a resultados de estudos prévios com sujeitos típicos. Os resultados demonstraram diferença significativa, com maior aprendizagem para o grupo autocontrolado na fase de retenção. Concluiu-se que o CR autocontrolado pode tornar mais eficaz a aprendizagem motora, em tarefas com demanda de controle espacial, nos sujeitos com a DP, de forma semelhante aos indivíduos sem comprometimento neurológico.por
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowskypt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem