Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, André Luis Andrejewpt_BR
dc.creatorLopes, Lidiane Schimitzpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.available2014-01-22pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.issued2013-11-27pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Lidiane Schimitz. A História da Matemática e o Blog na formação inicial do professor. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1914
dc.description.abstractThis present paper consists in a qualitative approach using the research-action form, from which the studying aim is the subject História e Filosofia da Matemática, an optional curricular componet from a course in Licenciatura em Matemática. Believing that History of Math and technology, in special the blogs, build up potential pedagogical resources for the construction of a meaningful learning, its approaches are considered indispensable in courses for teachers degree. The history in classroom contributes for the demystification of the mathematics, pointing it as a science under construction, plausible of errors and without universal truths. Another favorable point regarding History of Math in the scholar environment is the possibility of rescuing cultures from which the economics and the politics are less improved is proposed. The technology, on the other hand, approached through blogs, is a component that can not be left behind in the contemporaneous society. Providing a current activity in the process of learning itself, the blog História da Matemática was used as a pedagogical resource, in which the teacher made the material available for the meetings, and the pedagogical strategy, the space in which the undergraduate students built a collective digital portfolio. With the main objective in working with the subject História e Filosofia da Matemática using a blog as resource and pedagogical strategy, the research obtained as a result the changing in the undergratuade students behavior to a stage in which they started to see the History of Math as a relevant knowledge also for the teachers, providing a second thinking in teaching strategies for elementary schools, presenting mathematics as human improvement.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectBlogseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectHistory of matheng
dc.titleA história da matemática e o blog na formação inicial do professorpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1987703341004061por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390por
dc.contributor.referees1Fonseca, Márcia Souza dapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7950804967345359por
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma abordagem qualitativa em forma de pesquisa-ação, cujo objeto de estudo foi a disciplina História e Filosofia da Matemática, componente curricular optativa de um curso de Licenciatura em Matemática. Por acreditar que a História da Matemática e a tecnologia, em especial os blogs, constituem recursos pedagógicos potenciais para a construção de uma aprendizagem significativa, considera-se indispensáveis suas abordagens em cursos de formação de professores. A história em sala de aula contribui para a desmistificação da matemática, apresentando-a como uma ciência em construção, passível de erros e sem verdades universais. Outro ponto favorável à presença da História da Matemática no ambiente escolar é a possibilidade de resgate de culturas menos favorecidas economicamente e politicamente que essa abordagem proporciona. A tecnologia, por sua vez, abordada sob a forma de blogs, é um componente que não pode ser ignorado na sociedade contemporânea. Proporcionando uma participação ativa no processo da própria aprendizagem, o Blog História da Matemática foi utilizado como recurso pedagógico, onde a professora disponibilizava materiais para os encontros presenciais, e estratégia pedagógica, espaço no qual os acadêmicos construíram um portfólio digital coletivo. Com o objetivo geral de trabalhar a disciplina História e Filosofia da Matemática utilizando o blog como recurso e estratégia pedagógicos, a pesquisa obteve como resultado a mudança da postura dos licenciandos, passando a considerar a História da Matemática como um relevante conhecimento tanto para os professores, proporcionando repensar estratégias de ensino, quanto para os alunos da Educação Básica, apresentando a matemática como uma construção humana.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record