• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Medicina - FaMed
  • Pós-Graduação em Epidemiologia - PPGEpidemio
  • PPGEpidemio: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Medicina - FaMed
  • Pós-Graduação em Epidemiologia - PPGEpidemio
  • PPGEpidemio: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Adiposidade corporal ao longo da adolescência e função pulmonar aos 18-19 anos de idade. Coorte de Nascimentos de 1993, Pelotas RS.

Thumbnail
View/Open
Tese_Fernando_C_Wehrmeister.pdf (2.441Mb)
Date
2012-04-16
Author
Wehrmeister, Fernando César
Metadata
Show full item record
Abstract
Introdução: estudos transversais têm apontado uma relação inversa entre circunferência de cintura (CC) e função pulmonar (FP) em adultos e idosos; efeitos em longo prazo dessa associação e, em adolescentes, ainda não estão esclarecidos. Objetivos: avaliar os efeitos, ao longo da adolescência, da CC e do percentual de gordura corporal na função pulmonar. Métodos: estudo longitudinal da Coorte de Nascimentos de 1993, na cidade de Pelotas, Brasil, no acompanhamento dos 18 anos. A CC foi avaliada através da diferença dos 15 aos 18 anos, em desvios-padrão, ajustado para altura nos dois períodos. O percentual de gordura corporal foi avaliado através de pletismografia por deslocamento de ar. Espirometria foi realizada para obtenção do Volume Expiratório Forçado no 1º segundo (VEF1) e a Capacidade Vital Forçada (CVF). Modelos de regressão linear multivariável foram utilizados. Resultados: dos 5249 membros originais da coorte, foram acompanhados, aos 18 anos, 4129. Desses, 3859 realizaram testes de função pulmonar. Houve relação inversa e estatisticamente significante entre a diferença de CC e VEF1 e, no sexo masculino, tanto para valores absolutos (β = -0,028 [IC 95% -0.053; -0.003]) como para valores previstos (β = -0.646 [IC 95% -1.247; -0.046]). Para o percentual de gordura corporal, também houve relação inversa para VEF1 e CVF, estatisticamente significantes em ambos os sexos. Conclusão: a diferença de CC e o percentual de gordura corporal foram associados negativamente com FP. Entretanto, o percentual de gordura atual parece ser um determinante mais importante clinicamente para a função pulmonar do que a diferença de CC.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1919
Collections
  • PPGEpidemio: Dissertações e Teses [385]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV