Senhores da história: representação e identidade na escrita e ensino da história de Guarapuava/PR
Abstract
Esta dissertação consiste em um estudo de cunho analítico-crítico sobre a
construção da narrativa histórica local da cidade de Guarapuava/PR. Com esse
intuito tomamos como fontes principais materiais escritos com fins didáticos e
paradidáticos para serem usados no ensino da história da referida cidade. Pautamos
nossas análises no referencial teórico da história cultural, buscando assim
compreender tais materiais dentro de seus contextos de produção e autoria. O
principal foco foi perceber o modo pelo qual os livros evidenciam um modelo de
identidade do guarapuavano , servindo como espaço de representação da parcela
social em apreço. Discutimos ainda questões relativas ao ensino de história,
observando como se buscou legitimar uma versão sobre a história local a partir de
seu ensino escolar. Percebemos que o modelo de identidade que se apresenta diz
respeito a uma visão parcial da história forjada dentro do próprio grupo que se utiliza
dela para se representar, estabelecendo assim posicionamentos na estrutura social.
Observamos ainda que tal narrativa apresenta em sua construção elementos que
fazem parte do imaginário social, destacando a figura de heróis , políticos e
pioneiros, ao mesmo tempo em que estabelece o lugar do outro . É possível
afirmarmos que o modelo de identidade doguarapuavano identificado nas fontes,
embora seja colocado como padrão, diz respeito a um grupo social que se auto-representa e mantém seu prestígio social e político, haja vista que tal narrativa serve
também como meio de manutenção e legitimação do poderdeste grupo, sendo
frequentemente utilizada como a história oficial de Guarapuava