Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Rafael Diaspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:24:47Z
dc.date.available2013-10-14pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:24:47Z
dc.date.issued2013-03-14pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafael Dias. The tapestry of intertextual Milton Hatoum: memory reporting in the literature of a certain east. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2162
dc.description.abstractThis master thesis aims to analyze narratological, stylistic, and discursive procedures adopted in the novel of the Amazonian writer Milton Hatoum: The Tree of the Seventh Heaven (1989). Its overall goal is to propose interpretation for articulatory aspects of dialogical/intertextual nature in contents and forms present in these books and, as specific activity, dealing with the repercussions by means of comparative readings, with regard to tendency in contemporary Brazilian literature, observed in exemplary cases such as Osman Lins and Raduan Nassar of utilization of elements, from domains of knowledge and belief, of Judeo-Christian and Islamic cultural background, explored through the core composed by its thematic and novelistic characters: immigrants of Lebanese origin. Peripherally, this study also aims, on the one hand, the discussion of technical and methodological implications concerning the referential developments for the author s compositional repertoire and, on the other hand, the survey of objects of the referentiality and the intersemioticity in the corpus of work, in accordance with the conciliatory proposal for the theories of intertextuality by Tiphaine Samoyault: the memory of literature. As mentioned in the following introduction, the division of contents conforms to the criteria, at first, of a revisionist movement towards encompass the classical theories of intertextuality. In a second step, it develops discussions related to the questioning raised by critics about the notions of referentiality, reference, and relation, as well as the intersection of semiotic codes conventionally insulated. Finally, the core of the project consists of a dialogical and intertextual approach of The Tree of the Seventh Heaven to other literary works.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectMilton Hatoumpor
dc.subjectRelato de um certo Orientepor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectMemória da literaturapor
dc.subjectThe tree of the seventh heaveneng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectMemory of literatureeng
dc.titleA tapeçaria intertextual de Milton Hatoum: a memória da literatura em Relato de um certo Orientepor
dc.title.alternativeThe tapestry of intertextual Milton Hatoum: memory reporting in the literature of a certain easteng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537756A7por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798615E1por
dc.description.resumoEsta dissertação analisa os procedimentos narratológicos, estilísticos e discursivos adotados em um romance do escritor amazonense Milton Hatoum: Relato de um certo Oriente (1989). Seu objetivo de conjunto é o de propor interpretação para aspectos articulatórios de natureza dialógico-intertextual em conteúdos e formas presentes nesse livro, e, como atividade específica, tratar das repercussões por meio de leituras comparativas, tocantes à tendência na literatura brasileira contemporânea, observada em casos exemplares, como os de Osman Lins e de Raduan Nassar do aproveitamento de elementos, de domínios do conhecimento e da crença, de origens culturais judaico-cristãs e islâmicas, explorados através dos núcleos compostos por sua temática e seus personagens romanescos: imigrantes de origem libanesa. Perifericamente, este estudo visa ainda, por um lado, à discussão acerca das implicações técnicometodológicas concernentes a desenvolvimentos referenciais para o repertório composicional do autor e, por outro, ao levantamento de objetos da referencialidade e da intersemioticidade nas obras do corpus de trabalho, em acordo com a proposta conciliatória, para as teorias da intertextualidade, de Tiphaine Samoyault: a memória da literatura. Como referido na introdução, a seguir, a divisão dos conteúdos obedece aos critérios, primeiramente, de um movimento revisionista no sentido de abarcar as teorizações clássicas da intertextualidade. Em um segundo momento, desenvolve discussões ligadas à problematização levantada pela crítica especializada quanto às noções de referencialidade, referência e relação, assim como à intersecção de códigos semióticos convencionalmente isolados. Por fim, o núcleo do projeto consiste em uma aproximação dialógica e intertextual de Relato de um certo Oriente a outras obras literárias.por
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Cunha, João Manuel dos Santospt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples