• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Odontologia - FO
  • Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
  • PPGO: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Odontologia - FO
  • Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
  • PPGO: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeito do reforço teórico de anatomia na qualidade da escultura dental realizada por estudantes da pré-clínica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_Renato_Azevedo_de_Azevedo.pdf (1.347Mb)
Data
2014-02-21
Autor
Azevedo, Renato Azevedo de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O conhecimento da anatomia do dente tem grande importância na prática da Odontologia, principalmente na reabilitação oral. Para que os dentes possam preencher suas funções, torna-se necessário que a sua forma anatômica esteja correta, não causando nenhum prejuizo à oclusão dentária. Esta pesquisa tem como objetivos avaliar o conhecimento teórico e prático de anatomia dental adquirido por estudantes da Pré-Clínica, bem como comparar, após realização de um reforço didático-teórico de anatomia dental, a qualidade anatômica de restaurações realizadas por esses mesmos estudantes antes e depois da realização desse reforço. Para a avaliação do conhecimento teórico, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas sobre anatomia dental. Para avaliação do efeito do reforço didático sobre as esculturas dentais, foram avaliados dois grupos de 15 estudantes da Pré-Clínica, sendo que um dos grupos receberá aulas de reforço sobre anatomia dental e o outro, não. A avaliação e a comparação entre os grupos foram feitas através de um escore pré-estabelecido. As restaurações foram realizadas em cera sobre dentes artificiais da P-Oclusal. De posse dos resultados experimentais do estudo, a comparação entre os escores obtidos nas esculturas para os dois grupos foi realizada através do teste ANOVA. O teste exato de Fisher foi utilizado para comparação das frequências de respostas corretas nos questionários. Para todas as análises foi considerado um α = 0,05. Foi utilizado o programa Stata 11 para a análise dos dados. A avaliação teórica não revelou nenhuma diferença significativa (média ± dp) entre G1 (8,51 ± 0,66) e G2 (8,62 ± 0,91) nas notas previamente obtidos para este estudo (p = 0,725). Na avaliação de escultura dental, todos os alunos do G1 demonstraram uma melhoria da qualidade das esculturas dentárias, e só no dente 42 não houve diferença significativa entre os grupos (p = 0,096). O aprimoramento teórico da anatomia dental promoveu uma melhora no desempenho dos alunos em escultura dental de todos os dentes, mas não resultou em melhoria dos conhecimentos teóricos sobre a anatomia dental
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2301
Collections
  • PPGO: Dissertações e Teses [381]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Desenvolvimento de um modelo de biofilme para estudos de desmineralização do esmalte 

    Leite, Françoise Hélène Van de Sande (2009-12-21)
    Os objetivos deste estudo foram avaliar a desmineralização do esmalte em resposta a condições cariogênicas induzidas por diversos regimes de exposição a sacarose em um modelo de biofilme de microcosmos, e verificar se o ...
  • Do educational methods affect students’ ability to remove artificial carious dentine? A randomised controlled trial 

    Rosa, Quéren Ferreira da; Barcelos, T. M.; Kaizer, Marina da Rosa; Montagner, Anelise Fernandes; Sarkis-Onofre, Rafael; Masotti, Alexandre Severo; Jardim, Patrícia dos Santos; Cenci, Tatiana Pereira; Oliveira, Elenara Ferreira de; Cenci, Maximiliano Sérgio (2013-01-01)
  • Luting glass ceramic restorations using a selfadhesive resin cement under different dentin conditions 

    Guarda, Guilherme B.; Gonçalves, Luciano de Souza; Correr, Américo Bortolazzo; Moraes, Rafael Ratto de; Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho; Correr Sobrinho, Lourenço (2010)

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV