• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Cléa_Silveira_ Dissertacao.pdf (3.929Mb)
Cléa_Silveira-Produto.pdf (2.075Mb)
Data
2023-03-10
Autor
Silveira, Cléa Furtado da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo trata de uma pesquisa de dissertação do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCM). A metodologia de pesquisa classificada como Qualitativa, Estudo de Caso, a coleta de dados por observação e examinadas por Analise de Conteúdo, guiadas pelas questões da pesquisa no que se refere a contextualização, materiais didáticos com imagens, cultura surda, colaboração e o bilinguismo. O objetivo de analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino em Física, pensada para os alunos surdos em contexto bilíngue, facilitadora da compreensão dos conceitos e aplicações relacionados ao MU e MUV. Desenvolvida em uma turma de quatro alunos, no 2º ano do Ensino Médio, em uma classe somente de surdos de uma escola comum estadual. Entre as teorias da fundamentação estão os Estudos Surdos, a teoria vigotskiana, walloniana e bachelardiana, dentre outros estudos. Também se embasou na BNCC (BRASIL, 2018), as possibilidades dadas pelo ensino remoto (ER) e por softwares. Devido pandemia causada pela COVID-19, as aulas foram realizadas de forma remota, em que os conteúdos e as atividades eram enviadas para uma plataforma, disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC- RS), na qual os alunos tiveram acesso de forma assíncrona, realizadas no tempo próprio de cada um, e síncrona, por meio de uma ferramenta de videoconferência que permite abordagens e discussões e, assim, possibilitando aos discentes a construção dos conceitos relacionados aos temas estudados, compreendê-los e utilizá-los. Nas análises de conteúdo considerou-se as categorias guiadas pelas questões da pesquisa referentes: a contextualização, a proposta desenvolvida permitiu a compreensão dos conhecimentos científicos dentro do contexto em que esses indivíduos estão inseridos; a visualidade, nos destaques de imagens, habilidade com tabelas, envolvimento nos gráficos; a colaboração, no uso das tecnologias das aulas síncronas e assíncronas. O rigor matemático, a organização, o aprofundamento, o conforto da L1, as soluções em L2, caracterizaram a importância do bilinguismo; Portanto, considero que a proposta desenvolvida e o uso dessas aprendizagens possam contribuir na melhoria do ambiente dos sujeitos, no ensino de surdos e/ou da Física, também, para novos estudos sobre a temática.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10018
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV