Formação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur.
Abstract
Trata-se de um estudo sobre a formação humana e a mediação imperfeita em Paul Ricoeur. Sustento a tese que a partir da mediação imperfeita é possível verificar que a filosofia de Ricoeur caracteriza-se enquanto formação humana e, portanto, pode ser compreendida como uma Filosofia da Educação. Sustentar tal tese implica, de um lado, em reconstruir o percurso hermenêutico de Ricoeur, para demonstrar a existência de uma filosofia enquanto formação humana. De outro modo, implica apresentar e defender as características de uma Filosofia da Educação e, de que forma, estas se apresentam na filosofia do autor. Por fim, apresento e discuto os escritos do autor acerca da questão educativa com vistas à educação das crianças, um ensino laico e uma reforma no ensino superior, bem como quais são as tarefas de um educador político. Além disso, entre os resultados, demonstro que Paul Ricoeur defende uma formação humana que começa com a educação das crianças e, se estende, não só ao ensino superior, mas à educação informal e, consequentemente, a toda sociedade; e, também a impossibilidade de demonstrar a existência de uma Filosofia da Educação, embora não seja possível descartá-la totalmente, pois há indícios de uma reflexão rigorosa acerca da Educação em sua obra, mas não de uma preocupação mais globalizada com o tema.