dc.creator | Costa, Cléber José Silveira da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T18:52:53Z | |
dc.date.available | 2023-09-18 | |
dc.date.available | 2023-09-18T18:52:53Z | |
dc.date.issued | 2021-04-29 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Cleber José Silveira da. Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2021. Xx f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10097 | |
dc.description.abstract | This thesis problematizes the following question: In what ways is it possible to think about research writing with sculpture as the guiding thread (?). It starts from the methodological assumptions of the “surrealization of research writing” proposal, counting on its epistemic and methodological support in the conduction and theoretical treatment of data analysis. I argue in theory that research writing, as scripture, can be understood as a possible relationship between word and sculpture and both as narrative forms of resistance and liberation from the current impoverishment of experience in the world. For the development of this discussion, authors such as Walter Benjamin and Friedrich Nietzsche, José Craveirinha and Mia Couto are used in the centrality. The main objectives of this research are to propose poetics as one of the ways that allows access to the space of the third dimension of the word through research writing and the possibility that through sculpture we can have elements to establish a dialogue between education and art, culminating in the intended education/pedagogy, here postulated as Termite Education (“Educação Termiteira”). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Reinata Sadimba | pt_BR |
dc.subject | Research writing | pt_BR |
dc.subject | Poetics | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Sculpture | pt_BR |
dc.title | Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese problematiza a seguinte questão: Por quais caminhos é possível pensar a escrita de pesquisa tendo a escultura como fio condutor? Ela parte dos pressupostos metodológicos da proposta de “surrealização da escrita de pesquisa” contando com seu amparo epistemo e metodológico na condução e no tratamento teórico de análise dos dados. Defendo, em tese, que a escrita de pesquisa, como escritura, pode ser compreendida como uma relação possível entre a palavra e a escultura, e ambas como formas narrativas de resistência e de libertação do empobrecimento atual da experiência no mundo. Para o desenvolvimento dessa discussão, são utilizados centralmente autores como Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche, José Craveirinha e Mia Couto. Os principais objetivos deste trabalho são o de propor a poética como uma das formas que permitem o acesso ao espaço da terceira dimensão da palavra pela escrita de pesquisa e a possibilidade de que, através da escultura, possamos ter elementos para estabelecer um diálogo entre educação e arte, culminando na educação/pedagogia pretendida, e aqui postulada como uma Educação Termiteira. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |