Show simple item record

dc.creatorCosta, Cléber José Silveira da
dc.date.accessioned2023-09-18T18:52:53Z
dc.date.available2023-09-18
dc.date.available2023-09-18T18:52:53Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.identifier.citationCOSTA, Cleber José Silveira da. Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2021. Xx f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10097
dc.description.abstractThis thesis problematizes the following question: In what ways is it possible to think about research writing with sculpture as the guiding thread (?). It starts from the methodological assumptions of the “surrealization of research writing” proposal, counting on its epistemic and methodological support in the conduction and theoretical treatment of data analysis. I argue in theory that research writing, as scripture, can be understood as a possible relationship between word and sculpture and both as narrative forms of resistance and liberation from the current impoverishment of experience in the world. For the development of this discussion, authors such as Walter Benjamin and Friedrich Nietzsche, José Craveirinha and Mia Couto are used in the centrality. The main objectives of this research are to propose poetics as one of the ways that allows access to the space of the third dimension of the word through research writing and the possibility that through sculpture we can have elements to establish a dialogue between education and art, culminating in the intended education/pedagogy, here postulated as Termite Education (“Educação Termiteira”).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita de pesquisapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectReinata Sadimbapt_BR
dc.subjectResearch writingpt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSculpturept_BR
dc.titlePor uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimbapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese problematiza a seguinte questão: Por quais caminhos é possível pensar a escrita de pesquisa tendo a escultura como fio condutor? Ela parte dos pressupostos metodológicos da proposta de “surrealização da escrita de pesquisa” contando com seu amparo epistemo e metodológico na condução e no tratamento teórico de análise dos dados. Defendo, em tese, que a escrita de pesquisa, como escritura, pode ser compreendida como uma relação possível entre a palavra e a escultura, e ambas como formas narrativas de resistência e de libertação do empobrecimento atual da experiência no mundo. Para o desenvolvimento dessa discussão, são utilizados centralmente autores como Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche, José Craveirinha e Mia Couto. Os principais objetivos deste trabalho são o de propor a poética como uma das formas que permitem o acesso ao espaço da terceira dimensão da palavra pela escrita de pesquisa e a possibilidade de que, através da escultura, possamos ter elementos para estabelecer um diálogo entre educação e arte, culminando na educação/pedagogia pretendida, e aqui postulada como uma Educação Termiteira.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record