Muitas histórias são importantes – releituras de vida e tensionamentos epistemológicos
Resumo
A tese foi concebida como um livro em que uma personagem-autora que quer escrever desloca uma personagem da literatura para abordar seus encontros com personagens ficcionais e ficcionalizadas. Esses encontros a encorajam a ler e reler textos e passagens de sua vida com uma perspectiva mais situada, buscando descolonizar suas referências e tensionar o pacto narcísico da branquitude, o pacto de colonialidade de saber e o pacto de leitura e escrita acadêmica. Para escrever sobre esses encontros com a literatura e a teoria, se utiliza do procedimento conhecido como apropriação – em que a autoria se dá pela montagem com fragmentos e elementos de textos alheios, recorrendo a obras de Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, Roland Barthes, Gloria Anzaldúa, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, Paulo Freire, Marcela Lagarde y de los Ríos, Toni Morrison, Lia Vainer Schucman, Albert Memmi, entre outras. Nesta tese-livro, além das narrativas, a personagem-autora compartilha suas leituras, seus diálogos e discussões com autoras e autores, suas descobertas, seu processo de escrita – experimentados como um grito de indignação e como um convite ao diálogo.