Mostrar el registro sencillo del ítem
As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial
dc.creator | Ferreira, Jamile Wayne | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T19:58:32Z | |
dc.date.available | 2023-09-25 | |
dc.date.available | 2023-09-25T19:58:32Z | |
dc.date.issued | 2020-12-21 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jamile Wayne. As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial, 2020. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10141 | |
dc.description.abstract | This study results in the search for to sight ways for a de(s)colonial gastronomy, through a participative ethnography with groups of women who organized themselves through cooking workshops inside de Casa de Referência Mulheres Mirabal, in Porto Alegre. The proposal is based on looking at the knowledge of the experience of women’s work and the issues ir raises to reflect the eurocentric and masculinized way in wich gastronomy has been systematized within teaching spaces. Thinking about the kitchen from a feminist perspective, raises sensitive discussions, both for the feminist struggle movements and for the History of Women, wich while carrying a history of conditioning the activity of cooking, were not included in this when it passed from the private space to the public space. Thus, in the understanding of what is meant by gastronomy, the knowledge of domestic and uppaid work is located in what is called “periphery of knowledge”. The investigation search to think of Popular Education as na alternative to move this knowledge between women and gastronomy, as well as questions of Solidarity Economy as a way of organizing the group for the sale of products that make. Therefore, investigating gastronomy in dialogue with the knowledge of women, proved to be a viable possibility of strengthening of the women and gastronomy in the South, to what it managed to think of ways for the emancipation of women through cooking and the decolonization of gastronomy through women. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gastronomia | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Gastronomy | pt_BR |
dc.subject | Decolonization | pt_BR |
dc.subject | Feminism | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.title | As experiências de mulheres para pensar caminhos de uma gastronomia de(s)colonial | pt_BR |
dc.title.alternative | The experiences of women to think about a de(s)colonial gastronomy | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo resulta na busca de avistar caminhos para uma gastronomia de(s)colonial, através de uma etnografia participante com grupos de mulheres que se organizavam a partir de oficinas de culinária dentro da Casa de Referência Mulheres Mirabal, em Porto Alegre. A proposta se deu no olhar para os saberes da experiência do trabalho de mulheres e as questões que isso levanta para refletir a forma eurocêntrica e masculinizada com que a gastronomia se sistematizou dentro dos espaços de ensino. Pensar sobre a cozinha dentro de uma perspectiva feminista, levanta discussões sensíveis, tanto para os movimentos de luta feminista, quanto para a História das Mulheres que, ao mesmo tempo que carregam uma história de condicionamento da atividade de cozinhar, não foram inseridas nesta quando passou do espaço privado para o público. Assim, na compreensão do que se entende por Gastronomia, os saberes do trabalho doméstico e não remunerado se situam no que se chama de “periferia do saber”. A investigação trata de pensar a Educação Popular como alternativa para o movimentar desses saberes entre as mulheres e a gastronomia, assim como coloca questões da Economia Solidária como forma de organização do grupo para a venda dos produtos que fazem. Portanto, investigar a gastronomia em diálogo com os saberes das mulheres, mostrou-se como uma possibilidade viável de fortalecimento das mulheres e da gastronomia no Sul, ao que conseguiu pensar caminhos para a emancipação das mulheres através da cozinha e a descolonização da gastronomia através das mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcia Alves da | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.