Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorProença, Kátia Aparecida Poluca
dc.date.accessioned2023-09-25T20:00:01Z
dc.date.available2023-09-25
dc.date.available2023-09-25T20:00:01Z
dc.date.issued2021-06-24
dc.identifier.citationPROENÇA, Kátia Aparecida Poluca. A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Orientadora: Neiva Afonso Oliveira. 2021. 112 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10143
dc.description.abstractThe thesis here presented inserts itself into a broad field of discussion which ties together Literature and Philosophy, stemming from the thought that Literature is fruition, it can, however, subsidize reflective critical thinking or the process of philosophizing in childhood. Its purpose is to present the human formation of the youth utilizing literature aimed at children and young adolescents and philosophy as its base, tying the case study of the work of Monteiro Lobato into the bibliographical research. It is an interpretation of the works of Monteiro Lobato which were aimed at children and young adolescents, highlighting philosophical aspects present in certain characters. In the process of exploring the saga, there occurs an unearthing of interactions and possibilities for discussion and connection between children’s literature and philosophy through dialogues with Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire and Nietzsche which constitute, alongside Monteiro Lobato and his commentators, the bibliographical references of this research. The figure of the character Dona Benta stands out, as she narrates circumstances and characters which are philosophical. Another instigating character from the work is Tia Nastácia, which has a personality gifted with practical and popular knowledge, whose presence helps in caring for the children’s well-being. In teaching the religious and popular practices of the Brazilian nation, Tia Nastácia reveals the genuine aspects of our citizens. As such, it is evidenced that literature, through lucidity, can function as a driving factor for the human formation of young thinkers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofia para criançaspt_BR
dc.subjectEducação para o filosofarpt_BR
dc.subjectLiterature aimed at children and young adolescentspt_BR
dc.subjectTeaching of Philosophypt_BR
dc.subjectEducation for philosophizingpt_BR
dc.titleA literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobatopt_BR
dc.title.alternativeThe use of literature aimed at children and young adolescents as a starting point for the teaching of philosophy with children: the case of the characters from Sítio do Picapau Amarelopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA tese aqui apresentada insere-se num campo amplo de discussão que vincula Literatura e Filosofia, possui um ponto de partida e de admissão de que Literatura é fruição, mas, pode, todavia, subsidiar o pensamento reflexivo-crítico ou o filosofar na infância. Tem como propósito apresentar a formação humana das crianças com base na literatura infantojuvenil e a filosofia, atrelando à pesquisa bibliográfica o estudo de caso da obra de Monteiro Lobato. Trata-se de uma interpretação das obras infantojuvenis de Monteiro Lobato, realçando aspectos filosóficos presentes em algumas personagens. Ao explorar a saga, são desvendadas interfaces e possibilidades de discussões e de conexões entre literatura infantil e filosofia por meio de diálogos com Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire e Nietzsche que constituem, junto com Monteiro Lobato e seus comentadores, o referencial bibliográfico da pesquisa. Destaca-se a figura da personagem Dona Benta, ao narrar circunstâncias e personagens filosóficos. Outra instigante personagem da obra é Tia Nastácia, de personalidade dotada de uma sabedoria prática e popular, cuja presença assessora no cuidado com o bemestar das crianças. Ensinando as crenças religiosas e populares da nação brasileira, Tia Nastácia revela os aspectos genuínos de nossos cidadãos. Assim, evidencia-se que a literatura, através do seu potencial imagético transformador, pode funcionar como elemento motriz para a formação humana de infantes filosofantes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Neiva Afonso
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem