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Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

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Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf (2.686Mb)
Date
2023-02-23
Author
Leon, Ottoni Marques Moura de
Metadata
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Abstract
Este trabalho trata sobre a cultura do consumo e sua influência na percepção ambiental dos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre a percepção ambiental, analisando as influências da cultura do consumo e a percepção ambiental em um sentido amplo. Na cultura ocidental, e em parte da oriental, principalmente nos países em que o capital e a liberdade se fazem presentes, o consumo de bens e serviços possui um lugar de destaque na hierarquia cultural. Torna-se então um valoroso sinalizador social, um objeto de desejo comum à grande maioria da população, através do qual sua liberdade, individualidade e posição social são exercidas. O texto tem por base o fato de que o consumismo, em um planeta com mais de oito bilhões de habitantes, possui um impacto inegável, com consequências proporcionais à sua dimensionalidade. Foi realizada uma pesquisa Survey por meio de questionário, aplicada aos graduandos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. O questionário foi composto por 13 questões. Entre elas, 12 são fechadas, nas quais foi utilizada a escala Likert de 5 pontos, e uma questão com duas opções de resposta. O questionário obteve 311 respondentes que se enquadraram no perfil, ser graduando da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Os resultados foram analisados através de duas plataformas, o software Excel (Office®) e a linguagem de programação R, linguagem destinada a estatística. As respostas foram analisadas para a amostra populacional obtida. Também foi realizada uma análise para 4 diferentes grupos categóricos, baseados no sexo, faixa etária, área do conhecimento e no número de créditos cursado. Para análise da amostra, os resultados mostram que o consumo possui forte influência na sociedade/cultura na qual os graduandos estão inseridos, gerando influência sobre a percepção ambiental desses. Para análise entre os diferentes grupos categóricos o resultado obtido é que apenas para a categoria sexo, dividida entre masculino e feminino existe uma diferença estatisticamente comprovada. O grupo masculino apresentou um maior grau de ceticismo em relação às mudanças climáticas e suas origens antrópicas, percebem em menor intensidade a influência do consumo na sociedade/cultura onde estão inseridos e percebem em menor intensidade uma necessidade de mudança comportamental para aumentar a responsabilidade ambiental. Por fim o estudo conclui que existe a necessidade de potencializar a responsabilidade ambiental dos graduandos através de intervenções oriundas da educação ambiental.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10172
Collections
  • PPGCAmb: Dissertações e Teses [75]

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