• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Marcia_Lorena_Saurin_Martinez_Tese.pdf (3.299Mb)
Data
2021-08-03
Autor
Martinez, Marcia Lorena Saurin
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, objetiva formar professores para atuar nos anos finais do ensino fundamental. Possui como estratégia pedagógica a problematização de práticas escolares no coletivo, a fim de desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar. O objeto desta pesquisa é o desenvolvimento profissional docente no contexto deste curso de licenciatura interdisciplinar. Por isso, neste estudo, conhecer e fazer tornam-se inseparáveis e, em razão disso, a aproximação ao campo empírico foi amparado por um movimento que buscou investigar, problematizar e compreender: Como se constrói o processo de Desenvolvimento Profissional Docente em um contexto de práticas educativas que tem a interdisciplinaridade como referência? Quais emergências são observadas do desejo de ser interdisciplinar? Como essas emergências, observadas nos processos formativos e nas práticas educativas, no contexto de planejamento dos professores formadores, contribuem para o Desenvolvimento Profissional Docente no desejo de ser interdisciplinar? Para tanto, como método, utilizou-se a cartografia dos percursos formativos, que envolvem os professores formadores em seus processos de desenvolvimento profissional na docência, por meio do acompanhamento do planejamento e organização das suas práticas educativas no contexto das interdisciplinas. A cartografia desses percursos e processos operou com os quatro gestos da atenção cartográfica na perspectiva de Kastrup et al (2012): rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. Essas atenções envolveram a observação das reuniões de planejamento das interdisciplinas dos dois primeiros semestres do curso, registradas no diário da pesquisadora e em gravações em áudio, bem como a realização de entrevistas cartográficas. A pesquisa foi construída tomando por base teórica e epistemológica o pensamento complexo de Edgar Morin, por meio dos operadores cognitivos da complexidade para explorar e compreender os aspectos empíricos do estudo. A partir da cartografia feita, quatro emergências são sinalizadas: existe a mudança do pensamento do disciplinar para o interdisciplinar, e vice-versa; cada professor é disciplinar e também interdisciplinar, em uma relação dialógica que estabelece com o outro e com o seu objeto de conhecimento; a ordem e a desordem, o disciplinar e o interdisciplinar e, o individual e o coletivo coexistem, numa relação de autonomia e dependência; o coletivo é a condição que favorece a construção de um desenvolvimento profissional docente na perspectiva interdisciplinar e, nesse processo, acontece uma mudança ou reforma do pensamento. Com base na análise e discussão dessas emergências cartografadas destaca-se a Tese: o centrismo favorece o desenvolvimento profissional docente no desejo de ser interdisciplinar porque compreende a interdisciplinaridade na lógica do “eu”, em sua postura egocêntrica e, ao mesmo tempo, na lógica da coletividade, no altruísmo que considera a necessidade do outro, um “nós”, diferente do “eu”..
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10177
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV