Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Patrícia de Faria
dc.date.accessioned2023-09-29T13:59:48Z
dc.date.available2023-09-29
dc.date.available2023-09-29T13:59:48Z
dc.date.issued2021-05-31
dc.identifier.citationFERREIRA, Patrícia de Faria. Reforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a Educação Básica. 2021. 232f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10179
dc.description.abstractThis doctoral research deals with the reform of High School instituted by Law 13,415/2017. Such policy changes some bases of National Education Act in aspects related to the High School curricular organization, the modalities of offer and the fulfillment of the hours of the last stage of Basic Education. The main objective of the research was to investigate the initial movements that constitute of the named New High School policy to understand its discursive rationality, planning and consolidation in terms of normative practices. The justification starts from the researcher teaching experience in high schools that are “receiving” policies and programs supposedly to improve their quality indicators. This is the discussion that the theoretical framework presents: the educational restructuring from a neoliberal and managerial perspective, the urgency of reforms and the heterarchical performance of political networks in the making of educational policies. The research path, based on analytical theory in the Policy Cycle, was developed in the limited context of Pandemic, with the participation, at a distance, of a model school and the articulating team of High School in the 5th Regional Coordination of State Education, in Rio Grande do Sul. Analysis of documents and interviews, inspired by Foucault, sought to identify, in different contexts, governmentality, statements and speeches that constituted the rationality of this particular policy. The theoretical thesis defended in this work is that the proposal of the New High School institutes a new educational reason based on the pillars of neoliberalism, as materialization of neoliberal rationality in the basic education level. The initial constitutive movements of this New High School policy were planned and standardized according to rules and models of the business sector and, in practice, are being organized under this perspective, in the pandemic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectRacionalidade neoliberalpt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectReestruturação curricularpt_BR
dc.subjectEducational reformpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCurricular restructuringpt_BR
dc.subjectNeoliberal rationalitypt_BR
dc.subjectManagerialismpt_BR
dc.titleReforma do Ensino Médio: a Lei 13.415/2017 como outra racionalidade para a educação básicapt_BR
dc.title.alternativeHigh school reform: theaAct 13.415/2017 as other rationality to the basic educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutorado, produzida na linha Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas trata da reforma do Ensino Médio instituída pela Lei Nº 13.415/2017. Tal política altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em aspectos relacionados à organização curricular, as modalidades de oferta e o cumprimento da carga horária da última etapa da Educação Básica. A pesquisa teve como objetivo geral investigar os primeiros movimentos constitutivos da política do Novo Ensino Médio para compreender sua racionalidade discursiva, planejamento e consolidação em termos de práticas normativas. A justificativa parte da experiência docente em escolas de Ensino Médio que estão “recebendo” políticas e programas para melhorar seus indicadores de qualidade, e é essa a discussão que o referencial teórico apresenta: a reestruturação educacional de perspectiva neoliberal e gerencialista, a urgência das reformas e a atuação heterárquica das redes políticas na constituição das políticas educacionais. O percurso da pesquisa, de base teórica analítica no Ciclo de Políticas, foi impactado pela Pandemia Covid-19 e precisou de adequações para realizar a investigação no contexto da prática, as dificuldades impostas pelo isolamento social limitaram o campo empírico, permitindo apenas a participação, à distância, de uma escola-piloto e da equipe articuladora do Ensino Médio na 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Análise dos documentos e das entrevistas, de inspiração Foucaultiana, buscou identificar, nos diferentes contextos, a governamentalidade, os enunciados e discursos que constituíram a racionalidade da política estudada. A tese defendida neste trabalho é de que a proposta do Novo Ensino Médio institui uma nova razão educativa fundamentada nos pilares do neoliberalismo é a materialização da racionalidade neoliberal na educação básica. Os primeiros movimentos constitutivos da política do Novo Ensino Médio foram planejados e normatizados segundo normas e modelos do setor empresarial e na prática estão se organizando nessa perspectiva, sob o efeito do contexto pandêmico.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples