Mostrar el registro sencillo del ítem
Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo
dc.creator | Costa, Daniel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T00:38:52Z | |
dc.date.available | 2023-10-03T00:38:52Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Daniel da Silva. Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo. 2023. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10205 | |
dc.description.abstract | The Individualized Educational Plan (IEP) is a methodology to guide the inclusion of students with disabilities, with a wide scope of shared action in the school, from the initial assessment of the student to the periodic planning reviews, to ensure its inclusive process. It is a form of work that has long been used on the international scene and has been referenced by Brazilian literature in recent years. In this context, students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) can also be helped by the IEP, due to the fundamental characteristics of individualized teaching, collaboration between teachers and flexibility in teaching practice, present in the plan. The objective of this study is to evaluate the possible contributions of the implementation of the traditional and electronic IEP, in the adequacy of an educational praxis for the inclusion of students with autism, in regular education. In this sense, it is proposed to analyze the effects of the IEP on the collaborative work of teachers and on the functionality of the student's educational planning. A single case research was carried out, through an experimental design of multiple baselines, and a descriptive modality of the case study. This research, in general, intended to demonstrate the contributions of the IEP so that the school had a more effective inclusion. Finally, the results indicated a clear evolution in the level of collaborative work, with a large overall effect of statistical significance, and the structuring of a more functional awareness of planning time among teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Plano Educacional Individualizado | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Individualized Educational Plan | pt_BR |
dc.subject | Collaborative work | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | |
dc.title | Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Individualized Educational Plan and technology: contributions in educational práxis for the inclusion of students with autism | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905088798560710 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui de uma metodologia para nortear a inclusão de alunos com deficiência, com um amplo escopo de atuação compartilhada na escola, desde avaliação inicial do estudante até as revisões periódicas do planejamento, para garantir o seu processo inclusivo. Trata-se de uma forma de trabalho há muito utilizada no cenário internacional e referenciada pela literatura brasileira nos últimos anos. Nesse contexto, os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) também podem ser auxiliados pelo PEI, devido às características fundamentais de individualização do ensino, colaboração entre os professores e flexibilidade na prática docente, presentes no plano. O objetivo deste estudo é avaliar as possíveis contribuições da implementação do PEI tradicional e eletrônico, na adequação de uma práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo, no ensino regular. Nesse sentido, propõe-se analisar os efeitos do PEI sobre o trabalho colaborativo dos professores e na funcionalidade do planejamento educacional do estudante. Foi realizada uma pesquisa de caso único, por meio de um delineamento experimental de linhas de bases múltiplas, e uma modalidade descritiva do estudo de caso. Esta pesquisa, de forma geral, pretendeu demonstrar as contribuições do PEI para que a escola dispusesse de uma inclusão mais efetiva. Finalmente, os resultados indicaram clara evolução do nível de trabalho colaborativo, com efeito geral grande e de significância estatística, e estruturação de uma consciência mais funcional sobre o tempo de planejamento entre os professores. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.