Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCosta, Daniel da Silva
dc.date.accessioned2023-10-03T00:38:52Z
dc.date.available2023-10-03T00:38:52Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.citationCOSTA, Daniel da Silva. Plano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo. 2023. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10205
dc.description.abstractThe Individualized Educational Plan (IEP) is a methodology to guide the inclusion of students with disabilities, with a wide scope of shared action in the school, from the initial assessment of the student to the periodic planning reviews, to ensure its inclusive process. It is a form of work that has long been used on the international scene and has been referenced by Brazilian literature in recent years. In this context, students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) can also be helped by the IEP, due to the fundamental characteristics of individualized teaching, collaboration between teachers and flexibility in teaching practice, present in the plan. The objective of this study is to evaluate the possible contributions of the implementation of the traditional and electronic IEP, in the adequacy of an educational praxis for the inclusion of students with autism, in regular education. In this sense, it is proposed to analyze the effects of the IEP on the collaborative work of teachers and on the functionality of the student's educational planning. A single case research was carried out, through an experimental design of multiple baselines, and a descriptive modality of the case study. This research, in general, intended to demonstrate the contributions of the IEP so that the school had a more effective inclusion. Finally, the results indicated a clear evolution in the level of collaborative work, with a large overall effect of statistical significance, and the structuring of a more functional awareness of planning time among teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPlano Educacional Individualizadopt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectIndividualized Educational Planpt_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)
dc.titlePlano Educacional Individualizado e tecnologia: contribuições na práxis educacional para a inclusão de alunos com autismopt_BR
dc.title.alternativeIndividualized Educational Plan and technology: contributions in educational práxis for the inclusion of students with autismpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905088798560710pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoO Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui de uma metodologia para nortear a inclusão de alunos com deficiência, com um amplo escopo de atuação compartilhada na escola, desde avaliação inicial do estudante até as revisões periódicas do planejamento, para garantir o seu processo inclusivo. Trata-se de uma forma de trabalho há muito utilizada no cenário internacional e referenciada pela literatura brasileira nos últimos anos. Nesse contexto, os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) também podem ser auxiliados pelo PEI, devido às características fundamentais de individualização do ensino, colaboração entre os professores e flexibilidade na prática docente, presentes no plano. O objetivo deste estudo é avaliar as possíveis contribuições da implementação do PEI tradicional e eletrônico, na adequação de uma práxis educacional para a inclusão de alunos com autismo, no ensino regular. Nesse sentido, propõe-se analisar os efeitos do PEI sobre o trabalho colaborativo dos professores e na funcionalidade do planejamento educacional do estudante. Foi realizada uma pesquisa de caso único, por meio de um delineamento experimental de linhas de bases múltiplas, e uma modalidade descritiva do estudo de caso. Esta pesquisa, de forma geral, pretendeu demonstrar as contribuições do PEI para que a escola dispusesse de uma inclusão mais efetiva. Finalmente, os resultados indicaram clara evolução do nível de trabalho colaborativo, com efeito geral grande e de significância estatística, e estruturação de uma consciência mais funcional sobre o tempo de planejamento entre os professores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem