Show simple item record

dc.creatorEbersol, Isadora
dc.date.accessioned2023-10-04T14:45:19Z
dc.date.available2023-10-04T14:45:19Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.identifier.citationEBERSOL, Isadora. Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10216
dc.description.abstractThis thesis was developed from the process of creating a film entitled Guadalupe and from the proposal to recover the narrative experience and the aesthetic dimension of academic work against the impoverishment of experience and the disappearance of the essentially human ability to narrate, pointed out by Walter Benjamin as characteristic of modernity. Through the movement of the film's conception, I sought the condition of cinema writing, its own place and time of creation supported by the thought of philosophers and image historians such as Walter Benjamin and Georges Didi- Huberman. The expression nican mopohua, which in the Nahuatl language means “here it is told” or “here it is narrated”, also names the famous account of the apparition of Our Lady of Guadalupe, a Christian deity that represents an intersection with another deity worshiped by the indigenous peoples of pre-hispanic Mexico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin is a synthesis image through which I defend the thesis that cinema writing takes place in the open space-time-reverie between the experience of the gaze, the gesture and awakening. What this thesis seeks is the writing of images through the openings, through the deviations, voids and misplacements and that, through poetics, makes possible the writing of cinema and research in Education as ways of telling stories and, thus, overcoming the emptiness of experience. This is a challenge that is established in the ethical and aesthetic field in which writing is not only a matter of survival, but also and mainly as a need to reenchant the world. Research writing transited through spaces of reflexivity provided by the practice of surrealist ethnography as a research methodology and the exercise of surrealization of research writing as proposed by Denise Bussoletti, in which the surrealist-inspired montage in associationwith the Benjaminian perspective of writing history emerges as an organizing principle of writing and an epistemic foundation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscrita do cinemapt_BR
dc.subjectEscrita de pesquisapt_BR
dc.subjectEspaço-tempo-devaneiopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFilm writingpt_BR
dc.subjectResearch writingpt_BR
dc.subjectSpace-time-reveriept_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.titleNican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinemapt_BR
dc.title.alternativeNican mopohua: space-time- reverie in cinema writingpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9128137791269670pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoEssa tese se desenvolveu a partir do processo de criação de um filme intitulado Guadalupe e pela proposta de recuperação da experiência narrativa e da dimensão estética do fazer acadêmico, na contramão do empobrecimento da experiência e do desaparecimento da capacidade essencialmente humana de narrar, apontados por Walter Benjamin como característicos da modernidade. Pelo movimento da concepção do filme, busquei a condição da escrita do cinema, seu lugar e tempo próprios de criação, apoiada no pensamento de filósofos e historiadores da imagem como Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A expressão nican mopohua, que na língua nahuatl significa “aqui se conta” ou “aqui se narra”, nomeia também o famoso relato da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, divindade cristã que representa uma intersecção com outra divindade adorada pelos povos indígenas do México pré-hispânico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin é uma imagem síntese através da qual defendo a tese de que a escrita do cinema acontece no espaço-tempo-devaneio aberto entre a experiência do olhar, do gesto e do despertar. O que essa tese busca é a escrita das imagens através das aberturas, pelos desvios, vazios e extravios e que, pela via da poética, possibilita o escrever do cinema e o pesquisar em Educação como formas de contar histórias e, assim, superar o vazio de experiência. Este é um desafio que se estabelece no campo ético e estético em que a escrita não se constitui apenas como sobrevivência, mas também e principalmente como uma necessidade de reencantamento do mundo. A escrita de pesquisa transitou pelos espaços de reflexibilidade proporcionados pela prática da etnografia surrealista como metodologia de pesquisa e pelo exercício de surrealização da escrita de pesquisa como proposta por Denise Bussoletti na qual a montagem de inspiração surrealista em associação com a perspectiva benjaminiana de escrita da história surge como princípio organizador da escrita e como fundamento epistêmico.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record