Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Ana Claudia Venturin da
dc.date.accessioned2023-10-06T20:42:42Z
dc.date.available2023-10-06T20:42:42Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Claudia Venturin da. As repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-RO. 2021. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10237
dc.description.abstractThis thesis aims at to research how performativity impacts the Teachers' work in Elementary public schools, in the city of Vilhena, Rondônia. It intends to better understand the teachers experience with the changes in their labor process caused by neoliberal educational policies. Such policies are based on performance, comparison, results and competitiveness, characteristics of the market, introduced in education with various consequences for schools, students, society and, especially, for teachers who are addressed all the time by such policies in the search for certain performances that meet the demands of the neoliberal model. The theoretical foundation was based on studies on neoliberalism, large-scale evaluation, teaching work, culture of performativity, teacher malaise by authors such as Stephen Ball, Michael Apple, José Manuel Esteve, among others present in the national literature. In an attempt to understand the effects disseminated by the culture of performativity in teaching work, the qualitative approach research interviewed teachers from municipal public schools in the city of Vilhena, Rondônia. It was found out that the institution of the culture of performativity, linked to the process of reconfiguration of the role of the state, and the conduction of Brazilian neoliberal educational reforms and policies have produced an intensification and increase in teachers' malaise in the educational context of Vilhena-RO.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectIntensificaçãopt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectTeachers’ workpt_BR
dc.subjectIntensificationpt_BR
dc.subjectTeachers’ Malaisept_BR
dc.titleAs repercussões da performatividade no trabalho docente em escolas públicas municipais de Vilhena-ROpt_BR
dc.title.alternativeRepercussions of performativity on teachers' work in municipal public schools in Vilhena-ROpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7281763072578366pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Simone Gonçalves da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170208004906513pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo central investigar como a performatividade impacta o trabalho docente em escolas públicas municipais, do Ensino Fundamental I, de Vilhena/Rondônia. Tenciona conhecer melhor a realidade vivenciada pelos docentes com as mudanças no trabalho provocadas pelas políticas educacionais neoliberais. Essas políticas têm como base o desempenho, a comparação, o resultado e a competitividade, características próprias do mercado, introduzidas na educação com várias consequências para escolas, alunos, sociedade e, principalmente, para os docentes que são interpelados a todo o tempo por essas políticas na busca de determinadas performances que atendam às demandas do modelo neoliberal. A fundamentação teórica teve como embasamento os estudos sobre neoliberalismo, avaliação externa em larga escala, trabalho docente, cultura da performatividade e mal-estar docente, de autores como Stephen Ball, Michael Apple, José Manuel Esteve, dentre outros presentes na literatura nacional. Na busca de compreender os efeitos disseminados pela cultura da performatividade no trabalho docente, a pesquisa de abordagem qualitativa entrevistou professores das escolas da rede pública municipal, na cidade Vilhena/Rondônia. Constatou-se que a instituição da cultura da performatividade, atrelada ao processo de reconfiguração do papel do Estado, e a condução de reformas e políticas educacionais neoliberais brasileiras têm produzido uma intensificação e um aumento do mal-estar docente no contexto educacional de Vilhena-RO.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples