dc.creator | Fonseca, Liziane Nolasco | |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T21:42:37Z | |
dc.date.available | 2023-10-06T21:42:37Z | |
dc.date.issued | 2022-03-29 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Liziane Nolasco. A trajetória da professora Ruth Blank (1925-1982): contribuições para o ensino de arte em Pelotas. Orientador: Eduardo Arriada. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10242 | |
dc.description.abstract | This Master's dissertation deals with the trajectory of Professor Ruth Elvira Blank, who lived between 1925 and 1982 (time cut), founder of the Municipal School of Art of Pelotas (EMAP). The objective is to investigate the teacher's life trajectory in order to identify the various confluences that contributed to her relevance in the field of History of Education in Art, in the municipality of Pelotas. As a specific objective, we sought to point out aspects of the family environment, their student and teacher training (intellectual) and pedagogical practices, in order to relate to their professional life (how they were constituted). As an indicator, the teaching of art was contextualized at the time she founded EMAP (1963), supported by the ideals of the Movement of Art Schools that took place in Brazil, spread by Augusto Rodrigues. As a method for this study, we carried out a mapping of people (family, friends, students, teachers and colleagues) who were close to Ruth Blank (as she was more recognized) in different spaces and moments of her life and after that, interviews and questionnaire to work with oral sources, from some perspective of Oral History (THOMPSON, 1998 and ALBERTI, 2008). Document Analysis (LUDTKE, 1986; BACELLAR, 2005 and CELLARD, 2008) was carried out from written sources (newspaper clippings, old books, photographs, magazines, certificates, certificates, official documents and manuscripts). To conclude this dissertation, it was considered that the Art teacher Ruth Blank, went beyond the educational standards, for a teacher who lived at that time, in the city of Pelotas, in view of her diverse contributions propagating education through art in the specialized courses that participated and gave, acting in the training of teachers, idealizing a school for teaching art, acting in the area of culture, increasing the integration between education and art in the museum, or preparing a Project for the development of Art in Education (PRODIARTE). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Trajetória de vida | pt_BR |
dc.subject | Professora de arte | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.subject | Life trajectory | pt_BR |
dc.subject | Art teacher | pt_BR |
dc.title | A trajetória da professora Ruth Blank (1925-1982): contribuições para o ensino de arte em Pelotas-RS | pt_BR |
dc.title.alternative | The trajectory of teacher Ruth Blank (1925-1982): contributions to the teaching of art in Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0911446283950439 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6119476063670594 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado versa sobre a Trajetória da Professora Ruth Elvira Blank, que viveu entre 1925 e 1982 (recorte temporal), fundadora da Escolinha Municipal de Arte de Pelotas (EMAP). O objetivo é investigar a trajetória de vida da professora a fim de identificar as diversas confluências que contribuíram para sua relevância no campo da História da Educação em Arte, no município de Pelotas. Como objetivo específico buscou-se apontar aspectos do âmbito familiar, sua formação discente e docente (intelectual) e as práticas pedagógicas, com intuito de relacionar à sua vida profissional (como se constituiu). Como indicador contextualizou-se o ensino de arte na época em que ela fundou a EMAP (1963), amparada pelos ideais do Movimento das Escolinhas de Arte que aconteciam no Brasil, difundidas por Augusto Rodrigues. Como método para este estudo foi realizado um mapeamento de pessoas (familiares, amigos, alunos, professores e colegas) que tiveram aproximação com Ruth Blank (como era mais reconhecida) em diferentes espaços e momentos de sua vida e após utilizou-se as entrevistas e questionário para trabalhar com as fontes orais, sob alguma perspectiva da História Oral (THOMPSON, 1998 e ALBERTI, 2008). A Análise Documental (LUDTKE, 1986; BACELLAR, 2005 e CELLARD, 2008) foi realizada a partir das fontes escritas (recortes de jornais, livros antigos, fotografias, Revistas, certidões, atestados, documentos oficiais e manuscritos). Para finalizar esta dissertação considerou-se que a professora de Arte Ruth Blank, foi além dos padrões educacionais, para uma professora que viveu naquela época, na cidade de Pelotas, tendo em vista suas diversas contribuições propagando a educação através da arte nos cursos especializados que participou e proferiu, atuando na formação de professores, idealizando escola própria ao ensino de arte, agindo na área da cultura, elevando a integração entre educação e arte no museu, ou elaborando Projeto de desenvolvimento da Arte na Educação (PRODIARTE). | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arriada, Eduardo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |