dc.creator | Nunes, Valéria Fontoura | |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T19:54:30Z | |
dc.date.available | 2023-10-10T19:54:30Z | |
dc.date.issued | 2022-03-11 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Valéria Fontoura. Cultura institucional corresponsável e democrática: a universidade como lugar para o exercício de uma ética institucional. 2022, 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10301 | |
dc.description.abstract | The present thesis arises from the need to investigate the fact that the legal framework does not cover the whole complexity of a public university. In this sense, the objective was to develop a code of ethics constituted by the formation of social capital to outline the democratic and co-responsible university institutional culture. For the methodology, critical hermeneutics was used, an interpretive procedure that
goes beyond the interpretation of a text, it reflects the communicative action of the subjects. On the one hand, it is the author's understanding of language. On the other hand, it is the contextualization for the elaboration of valid norms. As fundamental results, the establishment of dimensions and scope of the ethical code following the theoretical foundations are highlighted. These dimensions function as validity claims and minimum requirements for ethical conduct. Thus, three dimensions were outlined to determine the rules for social development between institutions and society. Dimension A consists of principles and values, which guide individual and collective behavior. Dimension B represents institutional commitments. They are well-founded agreements which must respond to social expectations. Dimension C composes the principles of the ethical system requirements, that is, the normative pretensions of a moral order. Such dimension institutes penalties and sanctions for the ones who do not comply with institutional principles, values, and commitments. However, the role is not one of culpability, but of making one reflect towards a collective conscience in favor of institutional relations. Therefore, an institutional code of ethics may restore the social fabric between university and society. Finally, the design of the code has the potential to unify the hospitable and harmonious conviviality. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Cultura institucional | pt_BR |
dc.subject | Ética institucional | pt_BR |
dc.subject | Código de ética Institucional | pt_BR |
dc.subject | Public university | pt_BR |
dc.subject | Institutional culture | pt_BR |
dc.subject | Institutional ethics | pt_BR |
dc.subject | Institutional code of ethics | pt_BR |
dc.title | Cultura institucional corresponsável e democrática: a universidade como lugar para o exercício de uma ética institucional | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1174480720031897 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8367592283546125 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese surge da necessidade de se investigar o fato de que o marco jurídico não contempla toda a complexidade de uma Universidade pública. Nesse sentido, o objetivo foi desenhar um código de ética constituído na formação de capital social para delinear a cultura institucional universitária democrática e corresponsável. Para a metodologia, foi utilizada a hermenêutica crítica, procedimento interpretativo que vai além da interpretação de um texto, ela reflete a ação comunicativa dos sujeitos. Por um lado, é a compreensão do autor da linguagem. Por outro lado, é a contextualização para a elaboração de normas
válidas. Como resultados fundamentais, destacam-se o estabelecimento dimensões e abrangências do código ético de acordo com os fundamentos teóricos. Essas dimensões funcionam como pretensões de validez e como mínimos exigíveis à
conduta ética. Assim, foram esboçadas três dimensões que determinam as regras para o desenvolvimento social entre instituição e sociedade. A dimensão A é constituída de princípios e valores, os quais orientam o comportamento individual e coletivo. A dimensão B representa os compromissos institucionais. Eles são acordos fundados que devem responder às expectativas sociais. A dimensão C compõe os princípios das exigências éticas, ou seja, as pretensões normativas de ordem moral.
Essa dimensão institui penalidades e sanções para quem descumpre os princípios, os valores e os compromissos institucionais. No entanto, o papel não é de culpabilidade, mas de fazer refletir para uma consciência coletiva a favor das relações institucionais. Portanto, um código de ética institucional pode revitalizar o tecido social entre Universidade e sociedade. Enfim, o desenho do código tem potencial para unificar e à convivência hospitaleira e harmônica. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pizzi, Jovino | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |