dc.creator | Piedras, Estela Maris Reinhardt | |
dc.creator | Santos, Raquel Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T13:42:27Z | |
dc.date.available | 2023-10-12T13:42:27Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | PIEDRAS, Estela Maris Reinhardt; SANTOS, Raquel Azambuja. Um olhar sobre as edificações escolares da cidade de Pelotas, RS (1889-1930). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 150-154. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5973-278-5 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10348 | |
dc.description.abstract | No campo da História da Educação ampliam-se os estudos sobre os espaços e a arquitetura escolar, sendo abordados sob diferentes perspectivas. O objetivo deste estudo é investigar os aspectos observados na relação entre os edifícios escolares, a rua e a cidade, bem como os condicionamentos que a urbanização, o higienismo e as políticas educacionais do período da Primeira República (1889-1930) trouxeram para a configuração dos edifícios escolares de Pelotas, RS. Fundamentado teórica e metodologicamente nas perspectivas da cultura material escolar, por meio da pesquisa documental explora fontes como relatórios da intendência, almanaques, jornais. Para a pesquisa empírica, os bens culturais adotados como fontes são os próprios edifícios escolares. Assim, buscamos analisar não apenas o espaço escolar mas sua disposição na trama urbana. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Edifícios escolares | pt_BR |
dc.subject | Primeira República | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as edificações escolares da cidade de Pelotas, RS (1889-1930) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |