Síntese e aplicação de disselenetos derivados da piridina
Resumen
No presente trabalho, foi desenvolvida uma metodologia sintética para a obtenção de disselenetos de bis-(2-piridina) 3a-d através da reação de diferentes 2-cloropiridinas 2a-d ativadas por p-TsOH.H2O com espécies nucleofílicas de selênio. A reação foi realizada através da redução do selênio elementar com a utilização de NaBH4 em PEG-400 como solvente, seguida da adição da 2-cloropiridina 2 previamente ativada pelo ácido. Nesse estudo, a reação se mostrou especialmente efetiva em meio ácido e possibilitou a síntese de disselenetos de bis-(3-amino-2-piridina) 3b-d, pouco difundidos na literatura até o presente momento.
O disseleneto de bis-(3-amino-2-piridina) 3b juntamente com diferentes aldeídos foram utilizados para a síntese de 2-aril-[1,3]selenazolo[5,4-b]piridinas 5a-d. Esta reação foi promovida por KOH em PEG-400 e os produtos 5a-d foram obtidos com rendimentos que variaram de 25 a 53%.Além disso, o disseleneto 3a se mostrou eficiente frente a reações de substituição nucleofílica, ao utilizar o substrato 6, um tosilato derivado do glicerol, assim, o produto 7 foi isolado com 96% de rendimento.x
O disseleneto 3b também foi utilizado em reações de substituição nucleofílica alifática com diferentes reagentes eletrofílicos, o mesmo se mostrou um ótimo intermediário sintético para a obtenção de diversos selenetos orgânicos inéditos na literatura. Ainda, a reação entre o disseleneto 3b e a 2-bromoacetofenona 17 levou a formação do composto 19 com a utilização de NaBH4 e do produto de ciclização 18 com a utilização de Rongalite®.Todos os produtos foram identificados e caracterizados por Espectroscopia de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C, espectrometria de massas de baixa e alta resolução e difração de raios-x em monocristal.